Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva aumenta no Sudeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Nuvens convectivas se espalham entre as Regiões Norte e Nordeste associadas à presença da ZCIT que predomina nesta época do ano sobre as áreas mais ao norte do Brasil e provocam chuva forte e volumosa entre o leste da PB e AP. Chuva forte com trovoadas também atinge o Amazonas e áreas do norte e sul do PA.

 

 

GettyImages-1300140670

Foto: Getty Images

 

A frente fria começa a se afastar para alto mar canalizando umidade, por isso a chuva ganha força em partes de MT, sul GO e nos estados do Sudeste. Essa frente fria aumenta a chuva por SP, RJ e MG com risco de trovoadas e acumulados altos durante este domingo. Atenção às áreas serranas fluminenses entre este domingo e a segunda-feira (28).

 

Sobre o Sul, o ar frio de origem polar que vem na retaguarda da frente fria deixa as temperaturas baixas na região, com risco de geadas na serra catarinense, mas inibe a formação de nuvens de chuva, por isso, o sol da tarde aumenta os termômetros (grande amplitude térmica ao longo do dia).

 

Previsão do tempo para 27/03/3022 - domingo

 

Domingo com temporais ainda sobre várias áreas do litoral do Nordeste. A chuva tem sido frequente e por ora volumosa nestas áreas. Chove forte, com temporais também sobre o AM e o PA. Em Porto Velho, a bacia do Rio Madeira entrou para a cota de atenção para inundação devido às fortes chuvas que vem favorecendo a elevação dos rios na região. Na região central do país, a atuação de uma frente fria em alto mar e um corredor de umidade deixa o tempo bastante instável e com chuva a qualquer hora entre os estados de SP, RJ, sul de MG, MS, sul de GO e de MT.

 

Há risco para temporais na capital paulista e ganhando força ao longo da noite e da segunda na serra fluminense. Trovoadas pontuais acontecem no Recôncavo Baiano. O tempo fica firme entre o interior da BA, norte de MG e o ES. No sul, a intensificação de uma massa de ar polar derruba as temperaturas no RS e SC e a madrugada será fria nestas áreas. Há expectativa de geada na serra de SC. Nas outras áreas do país, sol e pancadas isoladas de chuva.

 

Alertas meteorológicos para 27/03/3022 - domingo

 

Alerta para temporais entre o leste de PE até o AM e entre o sul de GO, triângulo mineiro e SP. Capitais: Rio Branco, Porto Velho, Manaus, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.

 

Atenção para chuva moderada a forte e com raios, de forma isolada: Cuiabá, Goiânia, Boa Vista, Macapá, Belém, Maceió e Teresina.

 

Alerta baixa UR: sul de MS e oeste do PR

 

Alerta rajadas de vento: entre 40 e 50km/h: entre Rio De Janeiro e Vitória; entre 45 e 55 km/h: entre litoral norte do RS e Campanha Gaúcha.

 

 mapa-previsao-2703

 

 

Leia também: 3 novos filmes para pensar a crise climática (e saídas para ela)

+ mais notícias