Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva de frente fria no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma grande e forte frente fria se deslocou rapidamente sobre o Sul do Brasil espalhando nuvens muito carregadas que provocaram chuva volumosa e intensas rajadas de vento. O Instituto nacional de meteorologia registrou rajada de 89 km/h na quarta-feira sobre Cruz Alta (RS) e São Luiz Gonzaga (RS).  

As nuvens carregadas da frente fria já atingiram São Paulo e o Mato Grosso do Sul e durante esta quinta-feira vão se formar sobre o Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

No decorrer desta quinta-feira, esta frente fria avança em direção ao Rio De Janeiro e ao Sul de MG.

 

Nuvens bastante carregadas também se formam sobre o Norte do Brasil e sobre grande parte da Região Nordeste por causa da umidade alta e do calor e da presença da Zona de Convergência Intertropical que está ativa na costa norte do Brasil.

 

 

Foto: Marcelo Pinheiro - São Paulo - SP

 

 

Atenção para chegada do ar polar

 

Por causa da passagem desta frente fria, uma forte queda de temperatura ocorre nos próximos dias nos estados do Sul do Brasil, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, em parte de Mato Grosso, Acre e Rondônia por causa da entrada do ar frio de origem polar. 

 

5 maiores temperaturas  no Brasil em 30/03/2022 (Inmet)

 

Ecoporanga (ES): 36,5°C

Niterói (RJ): 36,3°C

Pão de Açúcar (AL), Seropédica (RJ): 36,2°C

Rio de Janeiro/Vila Militar: 36,0°C

Registro (SP): 35,9°C

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 30/03/2022 (Inmet)

 

Rio de Janeiro/Vila Militar: 36,0°C

Boa Vista (RR): 35,6°C

Vitória (ES): 34,5°C

Goiânia (GO): 33,4°C

Cuiabá (MT): 33,1°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

Previsão do tempo para 31/03/3022 - quinta-feira

 

O ar quente e úmido que ainda predomina sobre o Brasil, a presença de uma forte frente fria sobre o centro-sul do país e a atuação da Zona de Convergência Intertropical causam grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil.

 

Na maioria das áreas das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, de SP e no centro-sul do RJ, esta quinta-feira é um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora, mas o sol pode aparecer um pouco. 

 

O céu nublado e a chuva predominam no centro, oeste e sul de MS, no sul e leste de São Paulo, no norte, centro e leste do PR , no Vale do Itajaí e no litoral central e norte de SC. A temperatura fica baixa em todas estas áreas por causa da chuva e da influência do ar frio de origem polar

 

O sul do RS tem um dia com sol e frio, com geada ao amanhecer. Nas demais áreas do RS, no oeste, centro e sul de SC e no sudoeste/sul do PR, faz frio o dia todo, o dia amanhece com muitas nuvens, mas o sol predomina à tarde. 

 

Atenção: a chuva volumosa e prolongada por várias horas pode causar transtornos no litoral de SP e no litoral sul do RJ

 

Em GO, no centro, oeste e sul de MG, no centro-norte do RJ e no centro-sul do ES, ainda faz sol pela manhã e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite

 

O sol e o tempo seco predominam no centro-norte de MG, no DF, no interior da Bahia e no sertão de Pernambuco 

 

                                                                                                                                     

Alertas meteorológicos para 31/03/3022 - quinta-feira

 

Alerta para chuva forte nas capitaisFlorianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Porto Velho,Manaus, Belém, Palmas, Macapá, Fortaleza, Teresina, São Luís, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.  

 

Alerta especial: perigo para temporal e/ou chuva muito volumosa, com potencial para alagamentos e enchentes repentinas na Baixada Santista, no Litoral Norte de SP, no Grande Rio, região Serrana do RJ, litoral sul do RJ e litoral do MA 

 

Atenção para chuva contínua na Grande SP, por vezes moderada a forte e com vento.

 

Atenção para condições de geada ao amanhecer na fronteira do  RS com o Uruguai

 

Atenção para forte queda da temperatura no Sul do BR, em SP, em MS, no oeste e sul de MT, RO e AC

 

Alerta para temporais: no norte e leste de MS, no norte do PR, no centro, oeste e sul de SP, Sul de MG, Vale do Paraíba em SP e no Sul do RJ  no sul de GO, em MT (exceto no leste do estado), RO, centro-leste do AC, sudeste e leste do AM, no PA (exceto região de Altamira e Tucuruí), sul e leste do AP, norte do MA, litoral e norte do PI, litoral e norte do CE

 

Atenção para chuva moderada a forte e com  raios, de forma isolada: no leste e nordeste de SC, leste e centro e noroeste do PR, no centro, oeste e sul de MS, no centro, leste e norte de SP, no centro, sul e leste de MG, no centro-norte do RJ, no centro-sul do ES, no centro-sul e oeste de GO, no TO (exceto no leste do estado, no MA (exceto no norte e litoral do estado), no centro-norte do PI, no centro e oeste do CE, no RN, na PB, no centro e leste de PE, em AL, SE e no litoral norte da BA  

 

Atenção: mar agitado desde o RS até  RJ, com ressaca entre Peruíbe (SP) e Arraial do Cabo (RJ)

                                                                                                                                       

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias