Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Feriado prolongado tem madrugadas frias em SP e chuva no litoral

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

 

A passagem de uma frente fria trouxe o ar frio de origem polar para o estado de São Paulo. Na capital paulista, a queda de temperatura já podia ser sentida no fim da tarde da quinta-feira. A temperatura no aeroporto de Congonhas estava em torno dos 18°C,  às 17 horas, uma queda de 6°C em relação ao dia anterior, no mesmo horário. A sensação térmica era de 15°C.

 

 

Ares de outono em SP
 

A presença desta massa de ar frio de origem polar vai deixar a Páscoa com ares de outono no estado de São Paulo. O tempo seca e esfria. 

 

O ar frio de origem polar vai predominar sobre o estado de São Paulo durante o feriado prolongado da Páscoa, mantendo as noites e os começos de manhã com baixas temperaturas em todas as regiões paulistas.

 

A entrada do ar seco e frio vai evitar a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva em quase todo o estado.

 

Foto: São Paulo (SP), por Daniela Freitas

 

 

Seridó e Cânions do Sul agora são geoparques da UNESCO

 

Mais frio na Grande SP

 

Nesta sexta-feira, 15 de abril, a cidade de São Paulo poderá ter um duplo recorde de frio e registrar a menor temperatura do ano e também a menor temperatura máxima de 2022 até agora.  Mas a menor temperatura do dia deve ocorrer após às 18 horas e não ao amanhecer, como é o comum em quase todos os dias do ano.

 

Segundo dados do instituto nacional de meteorologia, o recorde atual de menor temperatura de 2022 em São Paulo é de 15,7° , em 22 de março; a menor temperatura máxima até o momento é de 20,8°C, nos dias 9 de janeiro e 1 de abril.

 

 

Na região da Grande São Paulo, a sexta-feira será com predomínio de céu nublado pela manhã e pode chuviscar. Algumas aberturas de sol são esperadas ao longo da tarde e a nebulosidade deve diminuir à noite.

 

A sensação térmica de frio poderá se aproximar dos 10°C durante a noite.

 

Durante o fim de semana, a nebulosidade diminui e os períodos com sol aumentam na região da Grande São Paulo. Não há previsão de chuva, mas o céu pode ficar nublado no começo da manhã.

 

As madrugadas deste fim de semana devem ser as mais frias do ano até agora na região da Grande São Paulo, com temperaturas variando entre 11°C e 14°C.

 

 

Interior com muito sol

 

Quem vai passar o feriado prolongado da Páscoa no interior de São Paulo vai poder curtir dias com bastante sol. A presença da massa de ar frio de origem polar deixa as temperaturas agradáveis, sem o excesso de calor dos últimos dias. A noite e o amanhecer ficam friozinhos em todo o interior paulista, mas à tarde faz um pouco de calor.

 

As menores temperaturas no interior devem ser registradas no sul do estado e regiões serranas e podem ficar em torno dos 10°C. 

 

A região da Serra da Mantiqueira deve registrar temperatura ligeiramente abaixo dos 10°C

 

 

Como o Brasil pode ajudar a mitigar as mudanças climáticas?

 

 

Atenção para chuva no litoral

 

A passagem da nova frente fria pelo estado de São Paulo deixou o tempo instável novamente no litoral paulista. A chuva voltou a cair de forma frequente e volumosa  nesta quinta-feira. 

 

Pela medição do Cemaden  (Centro Nacional de Monitoração e Alerta de Desastres Naturais),  no período de 12  horas entre o final da manhã e o fim da noite da quinta-feira, 14 de abril, choveu de 60 mm a pouco mais de 100 mm pelo litoral de São Paulo. Um dos maiores volumes ocorreu na região de Boiçucanga, que acumulou 104,5 mm neste período.

 

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo  Cemaden entre 10h50 e 22h50 de 14/4/2022

 

São Sebastião/Boiçucanga: 104,5 mm

Santos/Sítio das Neves: 71,8 mm

Bertioga/praia de Guaratuba: 67,7 mm

São Sebastião/Toque Toque Pequeno: 65,9 mm

Cubatão/Jd. Nova República: 65,0 mm

São Sebastião/Paúba: 62,5 mm

Santos/Saboó: 61,6 mm

São Sebastião/Juquehy: 60,0 mm

 

 

A Climatempo chama atenção para o tempo instável no litoral de São Paulo durante todo o fim de semana prolongado da Páscoa

 

Nesta sexta-feira,15, e também durante o sábado, 16 de abril, o litoral de São Paulo terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, que pode ser moderada em vários momentos. Há risco de algum acúmulo de água nos centros urbanos, mas a chuva desta vez não deve ser tão volumosa quanto a registrada na virada de março para abril. De qualquer forma a população deve ficar atenta por causa do excesso de água já existente no solo. Fique atento às orientações da defesa civil.

 

O excesso de nebulosidade, a chuva frequente e o vento frio que vão predominar pelo litoral paulista, vão manter a temperatura amena durante todo o fim de semana prolongado.

 

Atenção: o mar fica bastante agitado nesta sexta-feira,15, e há risco de ressaca no litoral paulista, com ondas de até 2,5 m

 

Durante o domingo, 17 de abril, outra frente fria estará passando pelo litoral paulista e vai reforçar a circulação de ar marítimo mantendo a nebulosidade e as condições para chuva nas praias.

+ mais notícias