Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Manaus está tendo o abril mais chuvoso em 9 anos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por


Com 384,1 mm de chuva acumulados em 20 dias, Manaus, capital do Amazonas, está tendo o abril mais chuvoso em nove anos. Esse já é o maior volume de chuva no mês de abril desde 2013, quando foram acumulados 420,6 mm. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991 a 2020, a média de chuva normal para abril em Manaus é de 331 mm. Este está sendo também o sexto abril mais chuvoso em 22 anos. 

 

Maiores acumulados de precipitação em Manaus em abril, desde 2000 (Inmet)

 

2000: 535,4 mm

2011: 515,9 mm

2013: 420,6 mm

2005: 404,8 mm

2013: 390,1 mm

2022: 384,1 mm (até o dia 20 de abril)

 

 

Foto: Manaus (AM)/iStock

 

Nível do rio Negro
 

O nível do rio Negro está em forte elevação e já supera a cota de inundação. De acordo com o boletim do Serviço Geológico do Brasil, de 15 de abril, "em todas as estações monitoradas da calha principal, o rio Negro vem apresentando processo intenso de enchente, com níveis acima dos esperados para o atual período do ano. Em São Gabriel da Cachoeira, o nível do rio apresentou uma leve redução na última semana. Em Manaus, o rio apresenta uma taxa de subida da ordem de 5 cm por dia, em média."

 

No dia 14/4/22, o nível do rio Negro em Manaus era de 2801 cm. No mesmo dia em 2021, o Negro estava na cota 2808 cm

 

 

 

Chuva acima da média

 

Ainda faltam 10 dias para terminar o mês e o volume de chuva em Manaus já superou a média normal para o mês de abril. Esta vem sendo a tendência desde o início do ano. Apenas o mês de janeiro teve um volume de chuva ligeiramente abaixo da média. Choveu dentro ou acima do normal nos meses de fevereiro, março e abril, como pode ser visto no gráfico abaixo.

 

 

Volume de chuva mensal x média de precipitação normal em Manaus (Fonte: Inmet)

 

 

Efeito do La Niña

 

O excesso de chuva em Manaus está relacionado com o fenômeno La Niña, que continua ativo na porção central leste do oceano Pacífico Equatorial, ao largo da costa do Peru e do Equador. O La Niña é caracterizado por um período de vários meses consecutivos nos quais a temperatura da superfície da água do mar, nesta região do oceano Pacífico, fica pelo menos 0,5°C abaixo da temperatura normal.

 

Essa mudança no padrão de temperatura altera a circulação de ventos sobre o Brasil e  a distribuição de ar úmido favorecendo a formação de mais áreas instabilidade sobre o estado do Amazonas provocando então chuva frequente e volumosa.

 

A previsão é de que o fenômeno La Niña persista até o final do outono e provavelmente avance pelo inverno.

 

Numa situação normal, sem a influência do fenômeno La Niña, a região de Manaus começaria a sair do seu período chuvoso durante o mês de junho, quando se tem uma grande diminuição do volume médio de precipitação. Mas com a persistência do fenômeno La Niña, é provável que os meses de maio e junho ainda sejam de muita chuva na região da capital do Amazonas, que pode provocar novos problemas como cheia do rio Negro, como aconteceu o ano passado.

 

 

Previsão para os próximos dias

Para esta quinta-feira, feriado de Tiradentes, a previsão é de mais um dia com tempo instável na região de Manaus. Várias pancadas de chuva com raios podem acontecer ao longo do dia e há risco de chuva forte.

 

As áreas de instabilidade ainda devem estar bastante ativa na sexta-feira, 22 de abril, mantendo a região de Manaus com excesso de nebulosidade e pancadas de chuva frequentes.

 

O fim de semana será com maiores períodos com sol, com pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite.

 

Durante o fim de semana, as áreas de instabilidade enfraquecem permitindo que a região de Manaus tem a maiores períodos com sol

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias