Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais no Sul e na costa norte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

No Sul do país, em especial sobre o Rio Grande do Sul, os temporais desta segunda-feira (25) estão associados a chegada de uma frente fria, mais um corredor de umidade que vem da Amazônia, e mais instabilidades atmosféricas que se formam na região (relacionadas a um cavado atmosférico nos níveis baixos e médios) e os fortes ventos em altitude.

 

Já na costa norte do Brasil, instabilidades associadas a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), deixam o tempo bastante carregado no leste do Amapá, litoral do MA, PI, CE e leste do RN.

 

Do Nordeste e parte do leste de SC, no litoral do PR, do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba e em todo o litoral de São Paulo, no estado do RJ, no ES e parte do leste e nordeste de MG, pancadas de chuva isoladas, associadas a entrada dos ventos marítimos.

 

Em contrapartida, tempo firme em boa parte da região central do país,  bem como boa parte do Centro-Oeste e Sudeste do país, parte do Nordeste e no centro-sul do Tocantins. Nestas áreas a umidade relativa do ar diminui podendo atingir índices críticos nas mais quentes do dia. 

 

GettyImages-177513264

Foto: Getty Images

 

Previsão do tempo para 25/04/2022 - segunda-feira

 

A chuva aumenta sobre o estado do RS nesta segunda-feira, com risco de temporais por grande parte das áreas gaúchas, com atenção aos volumes bem elevados na metade sul e no oeste do estado, com potencial para transtornos. Chove forte com trovoadas no sudeste e leste de SC. Chuva passageira no nordeste catarinense e litoral paranaense. Nas demais áreas do PR e no centro-oeste de SC, o tempo é firme.

 

A última segunda de abril será marcada por muito calor na Região e o destaque ainda é a baixa umidade do ar, como em MG e interior de SP. Por outro lado, há previsão de chuva passageira no leste e litoral de SP (como em pontos do Vale do Paraíba e do Vale do Ribeira), pelo estado do RJ, no ES e no nordeste mineiro, na Zona da Mata e na região do Vale do Rio Doce, mas sem grandes alertas.


A massa de ar seco volta a atuar e deve impedir a formação de nuvens de chuva por todo o MS, no centro-sul e oeste de MT, em GO e no DF. Por outro lado, há previsão para pancadas de chuva isoladas, somente, no norte de MT, apesar de não ter grandes acumulados, a precipitação vem com raios e ventos. Atenção ao destaque do calor em todas as regiões e da umidade do ar abaixo dos 30% em GO, DF e no MS.

 

A semana começa com muita chuva na faixa norte e na costa leste do Nordeste. Atenção ao risco para temporais e chuva volumosa sobre o litoral e a faixa norte do MA, PI e CE, além do extremo norte e leste do RN e litoral da Paraíba. Além disso, destaca-se a chuva frequente e com acumulados pontualmente elevados em SE, AL e no nordeste da BA (incluindo a região metropolitana de Salvador). Tempo é firme no interior do Nordeste, sul do MA, centro-sul do PI e sobre o centro e oeste da BA.

 

Dia quente e abafado no Norte do Brasil. Há previsão para chuva com moderada a forte intensidade em todos os estados, mas o potencial de temporais ainda segue elevado no nordeste e norte do Amazonas, em grande parte de Roraima, no extremo norte do Pará e no norte e leste do Amapá. Atenção também aos volumes elevados na faixa norte da Região, como no norte e noroeste do AM, no norte do PA, no AC, em RO e no norte e leste do AP. 

 

mapa-previsao

 

Alertas meteorológicos para 25/04/2022 - segunda-feira

 

Alerta para temporais nas capitais: Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal e João Pessoa e Porto Alegre.

 

Alerta para chuva moderada a forte nas capitais: Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Teresina, Recife.

 

Alerta para chuva moderada a forte e frequente em Salvador, Aracaju e Maceió.

 

Alerta para temporais: no norte e noroeste do Amazonas, extremo norte do Pará, no norte e leste do Amapá, em Roraima, no norte do Maranhão, do Piauí, e do Maranhão, no norte e leste do Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba, no estado do Rio Grande do Sul.

 

Perigo para temporal e chuva volumosa no Rio Grande do Sul, em especial na fronteira oeste, Campanha e pontos das regiões sul e central gaúcha.

 

Atenção para chuva frequente no nordeste da BA (Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo baiano, litoral norte e Agreste Alagoinhas), em Sergipe e em Alagoas.


Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento: no AC, no extremo norte de RO e do MT, no centro sul do AM, em grande parte do PA, no sul e centro oeste do AP, no norte do TO, no centro sul do MA, na região da capital do PI, no centro do CE, no centro oeste do RN, no agreste da PB, no centro leste de PE, e em parte do norte da BA.

 

Granizo previsto nesta segunda-feira (25) em grande parte do Rio Grande do Sul e uma pequena possibilidade do sul de Santa Catarina.

 

Alerta para o ar seco, com níveis de umidade entre 12% e 30%: no Distrito Federal, em Goiás (em especial do centro ao leste do estado, incluindo Goiânia), no centro oeste da Bahia, centro-oeste e noroeste de Minas Gerais, centro-norte de São Paulo, Mato Grosso, centro-norte do Paraná, no sudeste do Tocantins, no sul do Piauí, no centro oeste de Pernambuco, no extremo oeste da Paraíba, e no extremo sudeste do Ceará.
 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias