Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Case de sucesso: plano de segurança hídrica para Corsan/RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

 

No segundo semestre de 2021 a Climatempo foi contratada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para o desenvolvimento de um estudo climático e hidrológico visando a área de atuação da Companhia, que contempla 317 cidades no estado do Rio Grande do Sul.

 

Este estudo, denominado “Estudo de Previsão Climática Estratégica e Caracterização Preliminar de Segurança Hídrica” chega num momento em que se torna vital o conhecimento das influências do Clima no regime de chuvas de uma região e, especialmente neste caso, das severas e longas estiagens pelas quais o estado gaúcho tem passado nos últimos anos.

 

Veja também: Meteorologia e turismo: uma união que vai além do planejamento

 

GettyImages-689636776

Foto: Getty Images

 

A iniciativa atende ao compromisso assumido pela Corsan ao International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial (World Bank Group) e que preza pela excelência no atendimento a seus consumidores. Conhecer as peculiaridades climáticas e hidrológicas da região auxilia na prevenção de riscos no tocante à segurança hídrica e na destinação de recursos.

 

O documento, elaborado pela equipe multidisciplinar de Projetos Governamentais da Climatempo, contou com hidrólogos, meteorologistas, analistas de dados e especialistas em mudanças climáticas. O estudo foi concluído no início de 2022, tornando-se pioneiro deste tipo no país, e compreendeu aspectos importantes sobre as águas superficiais e profundas das bacias hidrográficas, fenômenos climáticos que atuam na área e a análise de 30 anos de dados meteorológicos para cada um dos postos de captação da Companhia.

 

A realização e o sucesso deste estudo confirmam a ampliação do atendimento da Climatempo a projetos especiais ligados a órgãos governamentais e voltados à proteção de pessoas e ao desenvolvimento sustentável, dentre outros.

 

A Climatempo é a maior empresa de Meteorologia da América Latina e faz parte do grupo internacional StormGeo/Alfa Laval. Ficou interessado? Conheça mais a respeito dos produtos e serviços exclusivos da Climatempo para seu estado ou município clicando aqui

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias