Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana termina com frio e temporais no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

O tempo mudou nesta quinta-feira (28) sobre o estado do Rio Grande do Sul com a passagem de uma frente fria pelo oceano, próximo à costa da Região Sul do Brasil. Esta frente fria segue avançando sobre o Sul do país e as instabilidades também aumentam em Santa Catarina e no Paraná. 

 

Conheça os 10 tipos de nuvens!

 

Confira abaixo o vídeo da formação de Shelf Cloud em Jóia/RS, nesta manhã de quinta-feira - 28/04/22

 Clima Ao vivo - Incrível formação de Shelf Cloud em Jóia/RS, nesta manhã de quinta-feira - 28/04/22

 

 

Semana termina com frio e temporais no Sul

A frente fria avança lentamente no oceano nesta sexta-feira (29) e deixa o tempo instável no estado de Santa Catarina e no sul do Paraná. Tem previsão para pancadas de chuva forte no leste de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná. 

 

As instabilidades perdem força no Rio Grande do Sul, mas o dia ainda será marcado por variação de nebulosidade e sensação de frio. Com a passagem da frente fria a entrada do ar frio de origem polar volta atuar e diminui as temperaturas e tem possibilidade de geada ao amanhecer sobre a região da Campanha Gaúcha.

 

GettyImages-1350546862

Foto: Getty Images

 

Fim de semana instável

No sábado (30), as instabilidades retornam ao centro-norte gaúcho. O sol ainda aparece, mas acompanhado por muita nebulosidade e tem previsão de chuva volumosa a qualquer momento do dia. O interior de Santa Catarina também fica sujeito a pancadas de chuva forte a qualquer hora do dia. Na capital Florianópolis e no litoral, dia de céu nublado e com garoa ao longo dia, mas sem grandes alertas. 

 

Atenção! A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra nos próximos dias. A chuva pode vir acompanhada por raios, trovoadas e fortes rajadas de vento.

 

O sol ainda aparece no sudoeste do Paraná, mas pode chover com risco de trovoadas entre a tarde a noite. O norte paranaense ainda continua com a influência da massa de ar seco e não há previsão de chuva. As temperaturas ficam mais baixas no sul e leste do estado, inclusive na capital Curitiba.

 

Confira a previsão completa para Curitiba-PR nos próximos dias

 

No domingo, 1 de maio, a circulação de ventos ajuda reforçar as instabilidades da Região. A chuva acontece de forma persistente e frequente sobre a capital Porto Alegre, sobre Bagé e Santa Maria com risco de temporais. A chuva acontece de forma mais isolada na Campanha Gaúcha, no litoral sul do estado e no extremo sul gaúcho. No oeste e sul de Santa Catarina, dia de muita nebulosidade e chuva em vários momentos. 

 

A região do Vale do Itajaí, Floripa e Chapecó terão um dia de sol, mas ainda com temperaturas mais amenas e chuva fraca e isolada. 

 

Mês de maio começa frio no Sul 

Nos próximos dias as temperaturas diminuem sobre grande parte da região, o frio retorna neste primeiro fim de semana de maio sobre o sul e leste do Paraná, região da Campanha Gaúcha e capital Porto Alegre.  As temperaturas ficam em torno dos 9 °C a 12 °C no extremo sul gaúcho, Região Serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Fique de olho nas nossas atualizações!

 

 

Leia também: Mês de abril termina com mais umidade em SP

+ mais notícias