Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fim de semana com grande variação de temperatura em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

A passagem de uma frente fria derrubou a temperatura em São Paulo e causou muita chuva em áreas do litoral e da região metropolitana da capital paulista. Durante o fim de semana, essa frente fria se afasta em alto mar e a capital terá grande variação de temperatura. Confira como fica o tempo no estado de São Paulo no fim-de-semana de virada de abril para maio.

 

 

São Paulo (SP), Getty Imagens

 

 

Grande variação de temperatura na capital

 

A frente fria que chegou ao litoral paulista na sexta-feira, 29 de abril, causou acentuada queda de temperatura no sul e no leste do Estado. Na cidade de São Paulo, a temperatura por volta das 17 horas era de apenas 19°C, na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade. No mesmo horário, na quinta-feira, a temperatura era de 29°C. 

 

No fim de semana, a cidade de São Paulo terá outra grande variação de temperatura. O sábado será ameno, com muita nebulosidade e condições para chuva ao longo do dia.

 

O domingo deve amanhecer com muitas nuvens, mas o sol vai predominando pela manhã e à tarde será quente, com possibilidade de algumas pancadas de chuva. A temperatura vai ficar pouco abaixo dos 30°C.

 

 

Chuva volumosa no Grande ABC

 

A frente fria que chegou ao litoral paulista na sexta-feira estimulou uma intensa entrada de umidade marítima na região do Grande ABC, na região metropolitana da capital paulista. Isso produziu nuvens bastante carregadas e que provocaram grandes volumes de chuva. Houve transtornos e alagamentos na região de Paranapiacaba.

 

De acordo com as medições do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), no período de 12 horas, entre 7 horas da manhã e 19 horas choveu 86,4 mm em Rio Grande da Serra, e 51,8 mm em Ribeirão Pires. No mesmo período, algumas áreas de Santo André acumularam 161,8 mm, o que é um volume de água excepcionalmente elevado para esta época do ano.

 

A região do Grande ABC ainda terá chuva neste fim de semana, mas com até moderada intensidade. A maior chance de períodos com sol é durante o domingo.

 

 

Chuva diminui no litoral paulista

O litoral de São Paulo teve grandes volumes de chuva provocados pela passagem da nova frente fria. Mas essa era uma situação esperada e a Climatempo alertou para o risco de chuva volumosa nesta sexta-feira.

 

Pela medição do Cemaden, no período de 12 horas entre 7 horas da manhã e 19 horas da sexta-feira, 29 de Abril, choveu 88,6 mm em São Sebastião/ Juquehy, 76,6mm em Cubatão, 76,3 mm em Bertioga, 59,3 mm em Santos.

 

Na região de Ubatuba, a chuva se intensificou ao longo da noite. Em 6 horas, entre 18 horas e a meia-noite, a Praia Dura recebeu 106,3 3mm e na praia do Tenório choveu 100,8 mm. Outras áreas de Ubatuba acumularam de 55 mm a 93 mm neste período.

 

Durante o fim de semana, o volume de chuva vai diminuir com afastamento da frente fria. O sábado ainda será com predomínio de céu nublado e chuva frequente no litoral de São Paulo. Na Baixada Santista, a chuva enfraquece ao longo da manhã, mas o litoral norte ainda poderá ter horas de chuva moderada a forte de manhã e à tarde. 

 

 

Durante o domingo, litoral paulista volta a ter períodos com sol, mesmo assim ainda há condições para algumas pancadas de chuva, de pouca intensidade.

 

 

Saiba por quê este é um fim de semana especial

 

Interior tem pouca chuva

 

Durante o mês de abril choveu muito menos do que o normal no interior de São Paulo e a passagem desta frente fria provocou pouca chuva. Apenas a região de Campos do Jordão teve chuva volumosa, acumulando 62,8 mm em apenas 3 horas, pela medição do Cemaden.

 

Durante esse fim de semana, de virada de abril para maio, a maioria das áreas do interior de São Paulo terá muito sol e tempo seco. 

 

Para o sábado, a previsão é de pancadas de chuva na região de Sorocaba e de Itapetininga, Campinas e região de Bragança Paulista. O Vale do Paraíba também deve ter pancadas de chuva. O Vale do Ribeira tem um sábado com predomínio de céu nublado e chuviscos.

 

No domingo, algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer nestas mesmas regiões do interior, mas o sol aparece na maior parte do dia e a chuva será rápida.

 

O domingo, primeiro dia de maio, será com sol forte e tempo seco em toda a região do centro-oeste e no norte do estado de São Paulo. Regiões das cidades de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto vão passar esse fim de semana com muito sol e calor à tarde.

 

Atenção: uma nova frente fria com forte intensidade chega ao estado de São Paulo na próxima terça-feira, 3 de maio. Esta frente fria terá potencial para provocar chuva em todo estado de São Paulo e também uma acentuada queda da temperatura no final da próxima semana.

 

Acompanhe as previsões do tempo nos próximos dias pelo site da Climatempo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias