Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Balanço de tempestades - Abril/2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Comparando com os meses anteriores, abril já é considerado mais seco em muitas áreas do Brasil. Mesmo assim, ainda há muitos riscos relacionados a tempestades ao longo deste mês. Inclusive, este foi o abril verde, mês dedicado à conscientização sobre as questões de saúde e segurança no trabalho.

 

E em relação ao tema segurança, as condições de tempo e Clima são assuntos de extrema importância em relação aos setores de Construção e Mineração, pois o impacto destas condições pode trazer riscos aos trabalhadores e diversos prejuízos para as operações.

 

Foto: IStock

 

 

Levantamento de abril

Em levantamento feito pela Climatempo, foi possível observar que abril ainda foi um mês com muitos transtornos ocasionados pelas tempestades. Não só pela chuva volumosa, mas também pela grande incidência de raios no país.

 

O Nordeste registrou muitos raios, o que deixou a população preocupada. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a cidade de Pau dos Ferros contabilizou a morte de dois animais que foram atingidos por um raio.  Estados como Bahia, Ceará, Sergipe e Pernambuco também foram destaque nas mídias devido à grande quantidade de raios ao longo do mês.

 

O Brasil recebeu um total de 2.061.786 de raios no mês de abril. O Pará, uma das regiões com maior atividade mineral do país, liderou o ranking ao longo do mês, com um total de 380.482 raios. Confira outros estados do ranking:

 

Rio Grande do Sul - 152.045

Mato Grosso do Sul - 118.414

Minas Gerais - 85.663

Bahia - 96.620

Paraná - 87.631

 

Brasil já recebeu mais de 2 milhões de raios desde o início do outono

 

A chuva também foi destaque em muitas áreas do Brasil. Confira o mapa de anomalia de chuva do mês de abril:

 

WhatsApp Image 2022-05-05 at 11.44.58.

 

 

 

Um dos grandes destaques foi a chuva que aconteceu no fim do mês no Rio De Janeiro. Várias regiões do Grande Rio tiveram problemas com alagamentos e deslizamentos entre os dias 29 e 30 de abril. Ao menos uma morte foi registrada no município de São Gonçalo.

 

Segurança no trabalho

Os transtornos podem acontecer em qualquer época do ano, por isso é importante monitorar e acompanhar as condições do tempo. A Climatempo possui o SMAC, plataforma online que atende principalmente os segmentos de construção e mineração, a fim de fornecer informações essenciais para o planejamento e otimização das operações. São enviados alertas georreferenciados com até 1h de antecedência para raios, chuva forte e vento forte, através de uma equipe de meteorologistas que trabalham em escala 24/7, proporcionando a prevenção de acidentes, redução de multas e atrasos nas operações. Entenda mais aqui.

 

Acesse nossa página no linkedin e conheça mais sobre a Clima Construção e Mineração

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias