Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mar agitado no Nordeste e Sul do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Um conhecido sistema meteorológico mantém os ventos bastante intensos no litoral do Nordeste brasileiro, chuva frequente e deixa o mar agitado com ondas superiores a 2 metros de altura, não excedendo os 3 metros entre as cidades de Porto Seguro (BA) e Natal (RN) ao longo de todo o final de semana (28 e 29 de maio), já apresentando relevante agitação desde a manhã desta sexta-feira (27).

 

ne_asig_shd_30

Imagem 1: Altura e direção das ondas na costa do Nordeste em 28 de maio de 2022. 

 

Este sistema é chamado Anticiclone do Atlântico Sul, ou Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). E como o próprio nome sugere, localizado sobre a porção sul do Oceano Atlântico é um sistema de alta pressão atmosférica, onde os ventos seguem o sentido de rotação anti-horário (contrário do movimento do relógio), e agora o sistema atua nas proximidades no litoral brasileiro organizando os ventos em direção a costa nordestina, fator que favorece a agitação marítima e transporta ar úmido do oceano, assim, alimenta as chuvas intensas que castigaram a região nos últimos dias devido às ondas de leste.

 

GettyImages-108314768

Foto: Gettyimages

 

Mar agitado no Sul e Sudeste

O mar agitado não será exclusivo do Nordeste brasileiro, os estados da região Sul e Sudeste também experimentam ondas entre 2 e 2,5 metros de altura a partir de segunda-feira (30) até meados do primeiro final de semana de junho. Esta agitação está relacionada à passagem de um sistema frontal, composto por uma frente fria e um ciclone, ao  que trará além de ondas maiores, chuva e frio aos estados de São Paulo, Rio De Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

 

Os estados da região Sul sentem mais os efeitos da agitação marítima, com ondas em torno de 2 a 2,5 metros na segunda (30)e terça-feira(31),  e de até 3 metros entre quinta (02) e sábado (04). Já São Paulo e Rio de Janeiro sentem menos os efeitos dessa agitação marítima, com ondas de até 1,8 metros na terça (31) e quarta-feira (01). 

 

sse_asig_shd_180

Imagem 2: Altura e direção das ondas na costa do RS e SC em 03 de junho de 2022. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias