Oferecido por
Foto: Urubici-SC/ Gettyimages
No decorrer deste sábado, o ar frio de origem polar que vem na retaguarda da frente fria, avança sobre o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul dissipando a nebulosidade ao longo do dia e causando frio intenso. Já tivemos registros de geadas amplas sobretudo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e planalto paranaense.
Temperaturas negativas no Brasil neste sábado (11):
Urupema-SC: -5,0°C (Ciram)
São Joaquim-SC: -3,9°C (INMET)
Bom Jardim da Serra-SC: -3,0°C (INMET)
Urubici-SC: -2,6°C (Ciram)
Quaraí-RS: -2,5°C (INMET)
Caxias do Sul-RS - BASF: -2,4°C (Ciram)
Vacaria-RS: -2,3°C (INMET)
Cambará do Sul: -2,1°C (INMET)
Erechim-RS: -1,7°C (INMET)
Serafina Corrêa-RS: -1,8°C (INMET)
Soledade-RS: -1,3°C (INMET)
Lagoa Vermelha-RS: -1,3°C (INMET)
General Carneiro-PR: -1,3°C (INMET)
Tupanciretã-RS: -1,1°C (INMET)
Santa Rosa-RS: -0,4°C (INMET)
Bagé-RS: -0,3°C (INMET)
Ibirubá-RS: -0,2°C (INMET)
Campos Novos-SC: -0,1°C (INMET)
Uruguaiana-RS: -0,1°C (INMET)
Chuvas no Norte e Nordeste
O sábado já começou com chuva no leste do Pernambuco e em diversas cidades do Amazonas, estas áreas seguem em atenção para o crescimento de nuvens carregadas e aumentam também sobre vários estados da Região Norte e Nordeste. Estas nuvens de trovoadas voltam a se formar na região entre Recife e Natal, com potencial para chuva forte. A mesma situação é observada na região de Manaus.
Áreas de instabilidade se espalham mais sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil por causa da passagem de uma frente fria, de forte intensidade. As nuvens de chuva avançam até o leste de Minas Gerais, Serra Fluminense e Espírito Santo.
Previsão do tempo para 11/06/2022 - sábado
Sábado extremamente frio no Sul do Brasil. Alguns locais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina amanhecem com temperatura abaixo de 0°C. O frio intenso provoca a geada no início da manhã em todo o Rio Grande do Sul, exceto no litoral, na serra, no centro, oeste e norte de Santa Catarina, no sudeste do Paraná e na Grande Curitiba.
O sol predomina na Região Sul no decorrer do dia, mas a temperatura segue baixa à tarde. A noite será muito fria.
Atenção: forte onda de frio avança sobre o Sul do Brasil e a temperatura tem acentuado declínio durante este fim de semana. O frio intenso será sentido na Região Sul, em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, no Acre e em Rondônia.
Na Região Sudeste, a passagem de uma frente fria provoca muita nebulosidade e chuva no decorrer do dia no litoral de São Paulo, no estado do Rio De Janeiro, em quase todas as áreas de Minas Gerais (exceto no Triângulo e no Norte/Noroeste Mineiro), e no Espírito Santo. A Grande São Paulo e o leste do estado de São Paulo terão diminuição de nebulosidade no decorrer do dia. O frio é intenso.
Na Região Centro-Oeste do país, a nebulosidade diminui em Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso permitindo que sol apareça no decorrer do dia. O sul de Goiás, o sul/sudeste e o noroeste de Mato Grosso (inclui Cuiabá) ficam com céu nublado em grande parte do dia, com chance de chuviscos.
Atenção: o ar frio polar atua forte em Mato Grosso do Sul, no centro, oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás. A sensação é de muito frio o dia todo. Dia com sol e calor no centro-leste e norte de Mato Grosso, nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal.
O ar frio de origem polar chega a Rondônia, ao Acre e ao extremo sul do Amazonas provocando o fenômeno da friagem. O sábado é com muitas nuvens nestas áreas, mas pouca chuva.
Sábado com sol forte, ar muito seco e bastante calor no Tocantins, no sul do Pará, no sul do Maranhão, sul do Piauí e quase toda Bahia a sexta-feira é com bastante sol, calor muito seco. Todas as outras áreas do Norte e do Nordeste do Brasil têm muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia, com risco de chuva forte em muitos locais.
Alertas meteorológicos para 11/06/2022 - sábado
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Rio de Janeiro (risco na madrugada), Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju
Alerta para temporais em Roraima, no norte do Amazonas, na ilha de Marajó, no Amapá, no litoral leste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas
Alerta para geada no Rio Grande do Sul, no sul, centro, oeste e norte de Santa Catarina, no sudeste do Paraná e Grande Curitiba
Alerta de ressaca, com ondas de até 2,5 metros, entre Mostardas (RS) e Laguna (SC)
Alerta de vento forte no litoral do Rio Grande do Sul, com rajadas de até 80 km/h
Atenção para o mar muito agitado no litoral de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro
Atenção para chuva moderada forte com raios e vento por vezes fortes no litoral norte de São Paulo, na madrugada centro-sul do Rio de Janeiro, no litoral norte da Bahia, em Sergipe, no interior de Alagoas, agreste de Pernambuco e de Paraíba, leste do Rio Grande do Norte, norte do Ceará e do Piauí, centro, norte e oeste do Maranhão, centro, norte e oeste do Pará, centro-leste e centro-oeste do Amazonas.
Alerta para ar muito, seco com níveis de umidade entre 12 e 20% no sul do Tocantins, no sudoeste da Bahia, no norte e nordeste de Goiás, no Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais
Mapa de chuva 7 dias
No período de 11 a 17 de junho de 2022, os maiores volumes de chuva sobre o Brasil vão ocorrer sobre o Norte do país.
Na área em azul escuro e roxa no noroeste do Amazonas, chove de 100 a 150 mm em 7 dias.
Nas grandes áreas em azul claro sobre alguns estados da Região Norte o total de chuva em 7 dias pode ficar entre 50 a 80 mm
Os tons de verde e amarelo representam acumulados de chuva de 10 a 30 mm em 7 dias.