Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

10 frases Inesquecíveis de Carl Sagan

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: Getty Images

4 min de leitura

Oferecido por

Carl Sagan foi um cientista multitalentoso (era físico, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, ativista e celebridade), considerado um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos.

 

O apresentador e criador da famosa série que foi televisionada nos anos oitenta, Cosmos: Uma Viagem Pessoal, deixou incríveis reflexões sobre a vida, o universo, o amor, a religião e muito mais. Escolhemos as dez melhores.

 

“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com Annie.”

 

Essa é a declaração de amor que Carl fez para sua companheira, e que revela um de seus lados mais bacanas: ele era capaz de relacionar vários assuntos e tornar a ciência algo bonito de se ver e escutar.

 

“O nitrogênio em nosso DNA, o cálcio em nossos dentes, o ferro em nosso sangue, o carbono em nossas tortas de maçã, foram feitos no interior das estrelas em colapso. Nós somos feitos da poeira de estrelas.”

 

É incrível imaginar que viemos todos das estrelas e somos compostos da mesma matéria.

 

"Para pequenas criaturas como nós, a vastidão é suportável somente através do amor."

 

Com pequenas frases como esta, Sagan ajudou a conscientizar as pessoas sobre o tamanho do universo e o impacto desta realidade em suas vidas. Confira a seguir outras citações impactantes proferidas pelo cientista.

 

"Cada um de nós é, sob uma perspectiva cósmica, precioso. Se um humano discorda de você, deixe-o viver. Em cem bilhões de galáxias, você não vai achar outro."

 

“O Universo não parece nem benigno nem hostil, mas meramente indiferente às preocupações de criaturas tão insignificantes como nós.”

 

“O universo é um lugar bem grande. Se é só nós, parece um terrível desperdício de espaço.”

 

“Eu gosto de um universo que inclui muito do que é desconhecido e, ao mesmo tempo, muito do que pode ser conhecido. Um universo em que tudo é conhecido seria estático e monótono, tão chato como o paraíso de alguns teólogos de mente fraca. Já um universo em que não se pode conhecer novas coisas não é lugar adequado para um ser pensante. O universo ideal para nós é muito parecido com o universo que habitamos, e sinto que isso não é uma coincidência. "

 

“Pessoalmente, eu ficaria encantado se houvesse uma vida após a morte, especialmente se isso permitisse que eu continuasse a aprender sobre este mundo e outros, se isso me desse uma chance de descobrir como é a história.”

 

"A ciência não é apenas compatível com a espiritualidade; é uma fonte profunda de espiritualidade."

 

"Diante do infinito, somos apenas um pálido ponto azul."

 

Leia também:

Mundo perdeu a chance de uma recuperação verde da pandemia

Hidrogênio Verde: como ele pode gerar empregos no Brasil?

Carro a energia solar só precisa de uma recarga por ano

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias