Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo frio no centro-sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil


A massa de ar seca continua na região central do país, ajudando na queda de umidade do ar e na sensação de calor no meio da tarde de domingo (26).

A umidade constante que vem do mar causa chuva moderada a forte do litoral paulista à região das Baixadas Litorâneas, no estado do Rio, e com previsão de acumulados pontualmente elevados, inclusive em bairros da capital fluminense.

A metade sul do país esfria, por conta de uma massa de ar fria. Porém, o risco para geada ficará restrito para as áreas da Campanha Gaúcha, parte da região sul e da Fronteira Oeste.

Instabilidades ajudam na formação de nuvens carregadas no decorrer do dia no extremo norte do Brasil.

No leste Nordestino tem precipitações ao longo do domingo, também pela influência dos ventos que sopram contra o mar.

 

Foto: Getty Imagens

 

Previsão do tempo para  26/06/2022 - DOMINGO

 

O frio é destaque no Sul, principalmente pela manhã, com geada na Campanha gaúcha. Dia de variação de nebulosidade no RS, grande parte de SC e do PR, mas sem chuva. No litoral norte catarinense, em Curitiba e no litoral do PR, céu nublado e com garoa.

 

No Sudeste: Os ventos que sopram do mar aumentam a nebulosidade entre o sul de MG, estado do RJ, sul e leste de SP e a chuva acontece em vários momentos. Volumes são altos no RJ e no litoral de SP. As temperaturas diminuem. Chove a qualquer hora no leste do ES. Nas demais áreas, sol e tempo firme.


Nas cidades do Rio De Janeiro e de São Paulo as temperaturas mínimas vão ser invertidas no domingo (26) e registradas à noite, com mínima prevista de 13°C na cidade de SP e de 15°C na cidade do RJ.

 

No Centro-Oeste neste domingo (26) a nebulosidade aumenta em áreas do sudoeste do Mato Grosso e sobre o oeste e sul do Mato Grosso do Sul, mas não chove. Dia ensolarado e com tempo firme na maior parte do Centro-Oeste. Já a umidade relativa do ar continua baixa nas horas mais quentes do dia.

 

O sol volta aparecer mais pela Região Nordeste, e tem previsão apenas nas suas faixas norte e leste. Com destaque para a passagem de uma frente fria próxima à costa da BA, que aumenta a chance de chuva e ventos no sul e leste do estado. Com intensidade que deve ser moderada no extremo sul e nordeste do estado. Atenção também ao tempo mais fechado e a chuva a qualquer hora do dia em Alagoas e Sergipe, com intensidade mais forte e volumes que podem ser elevados, e neste caso a precipitação é causada mais pela umidade constante que vem do mar, e indiretamente pela frente fria, que está mais afastada da costa desses estados. Já no interior do Nordeste, o tempo será seco e com baixa umidade do ar.

 

Por fim, na Região Nortista, a nebulosidade e as chuvas aumentam no extremo norte da Região Nortista e há previsão de chuva em vários momentos no norte do Amazonas, em Roraima, no oeste e norte do Pará e pelo Amapá. O tempo continua firme e seco no Tocantins, assim como não chove em Rondônia, no sul do Pará e do Amazonas e sobre o Acre.

 

Alertas meteorológicos para 26/06/2022 - domingo

 

Atenção para o risco de chuva forte/temporais nas capitais São Luís, Manaus, Belém, Macapá, Boa Vista.

 

 

Alerta para o risco de chuva forte nas capitais Maceió, Aracaju, Vitória e Rio de Janeiro

 

 

Alerta para temporais no norte de Roraima e noroeste do Amazonas.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes fortes no centro norte do Amazonas, no norte do Pará, no Amapá, no centro sul de Roraima, no norte do Maranhão, no extremo nordeste e sul da Bahia, no leste de Alagoas e de Sergipe, e no sul, leste e norte do Espírito Santo.

Alerta para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento sobre litoral paulista, em especial a Baixada Santista e o litoral norte, e no estado do Rio de Janeiro, como na Costa Verde, Metropolitana do Rio de Janeiro, Serrana, nas Baixadas Litorâneas, e norte do estado.

 


Rajadas de vento devem chegar aos 50km/h entre o ES e o sul da BA, em PE, PB, RN, CE e norte e leste do PI. Rajadas de vento entre 35 e 50km/h pelos estados de SP, MG e RJ.


Acumulados de chuva elevados ao longo do domingo (26) no litoral de São Paulo e nas regiões da Costa Verde, Metropolitana do Rio de Janeiro, na Serrana e Baixada Litorânea, no Rio de Janeiro.

 

 

Chuva com volumes altos também prevista neste domingo (26) em Roraima, em pontos do norte e nordeste do Amazonas, no norte do Pará e sobre o Amapá, além do norte do Maranhão.

 

 

Acumulados pontualmente elevados no domingo (26) em SE e AL

 

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% em Goiás, leste e sudeste de Mato Grosso, centro sul do Tocantins, e oeste da Bahia.

 


Umidade do ar entre 20 e 30% no centro, oeste, norte e sudoeste do MT, no norte do MS, no norte de SP, no oeste, noroeste e triângulo mineiro, centro e noroeste da Bahia, sul de Rondônia, sul do Pará, norte do Tocantins, centro sul do Piauí, e extremo oeste de Pernambuco.

 


Alerta para geada no Rio Grande do Sul, sobre a região da Campanha, pontos da sua região sul e da Fronteira Oeste.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias