Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Áreas de instabilidade se intensificam entre o Brasil, Argentina e Uruguai gerando uma nova frente fria no decorrer desta terça-feira. As nuvens carregadas avançam devagar em direção a Santa Catarina.

 

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil e deixa a maior parte do país com pouca nebulosidade e baixos índices de umidade do ar.  Esta massa de ar seco também tem impedido a entrada do ar frio sobre o interior do país nos últimos dias.

 

A recente passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia e de Alagoas intensificou o vento marítimo na costa leste do Nordeste.  A entrada de mais ar úmido sobre a região estimula a formação de mais nuvens de chuva.

Outras áreas de instabilidade se espalham pela Costa Norte do Nordeste e também no extremo norte do Brasil provocando várias pancadas de chuva 

 

Foto: Palmas (TO), por Gleive Marcio

 

 

Previsão do tempo para   28/06/2022 - terça-feira

 

Por causa da presença de uma grande massa de ar seco sobre o interior do país,  o sol forte predomina sobre o Sudeste,  o Centro-Oeste,  pelo interior do Nordeste e também em áreas como Tocantins,  centro-sul e leste do Pará,  no sul do Amazonas,  Acre e Rondônia. Em todas essas áreas faz calor durante a tarde.  Na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, o dia amanhece com temperatura amena.

 

 Atenção para o risco de nevoeiro ao amanhecer no leste do Estado de São Paulo,  que que por prejudicar nos aeroportos e estradas

 

O sol vai aparecer forte também sobre o Paraná e Santa Catarina. No decorrer da noite desta terça-feira, há previsão de pancadas de chuva com raios no Sudeste e Sul do Paraná, no oeste, centro e sul de Santa Catarina.

 

Esta terça-feira é com tempo instável no Rio Grande do Sul. Chove na maior parte do dia na fronteira com o Uruguai. Nas outras áreas do estado ocorrem pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Mas podem ocorrer períodos com sol em Porto Alegre e a chuva acontece à tarde e à noite.

 

No leste do Nordeste, pancadas de chuva ocorrem em todo o litoral desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, no interior de Sergipe e de Alagoas, na zona da mata e no agreste de Pernambuco e da Paraíba, no Maranhão e no litoral do Piauí e do Ceará.

 

Pancadas de chuva ocorrem também no centro-norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá, no Amazonas e no Pará, exceto no sul destes estados 

 

Alertas meteorológicos para 28/06/2022 - terça-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Aracaju, Maceió, Natal, São Luís, Belém, Macapá e Boa Vista.

 

Alerta para temporais no nordeste e leste de Roraima, no noroeste do Pará, norte centro, oeste e norte do Amapá

 

Alerta para chuva moderada a forte e raios no litoral do Rio Grande do Norte

 

Alerta para a chuva frequente, por vezes forte, com raios e vento por vezes forte na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no centro, oeste, norte e leste do Rio Grande do Sul, no litoral de Sergipe e de Alagoas, litoral do Maranhão, no litoral e extremo norte do Pará, no extremo norte do Amazonas, no centro, oeste e sul de Roraima.

 

Atenção para chuva moderada no litoral norte da Bahia, no interior de Sergipe e de Alagoas, no leste de Pernambuco e no litoral da Paraíba

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% sobre o centro, sul e oeste de Goiás, leste e sudeste de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul

 

Alerta de ressaca entre Ilhéus (BA) e Maceió (AL), com ondas de até 2,5 metros na madrugada e manhã

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias