Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo seco e temperatura acima do normal predominam no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

A primeira semana de julho segue com predomínio de tempo seco no Brasil e temperaturas acima do normal para esta época, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas o ar mais quente do que o normal para julho também é observado no Sul do Brasil

 

Foto: Barueri (SP), por Amanda Sampaio

 

 

As capitais do Centro-Oeste, além de Palmas, São Paulo e Rio De Janeiro foram as mais secas ontem no país e  registraram níveis de umidade do ar entre 30% e 36%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Estes índices podem se repetir nesta quinta-feira e com a inclusão de Belo Horizonte dentre as capitais mais secas.

 

A chuva segue concentrada no Norte, Nordeste e no extremo sul gaúcho

 

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul, mas sua instabilidade fica concentrada no sul gaúcho, na fronteira com o Uruguai. No decorrer desta quinta-feira, esta frente fria vai sendo  desviada para alto-mar por uma grande e forte massa de ar seco que influencia a maioria das áreas do Brasil. O ar seco inibe a formação de nuvens de chuva 

Ventos fortes, em altos níveis de altitude, espalham muitas nuvens altas sobre a Região Sul, parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Este tipo de nebulosidade não é de chuva.

Nuvens carregadas crescem em várias áreas das Regiões Norte e Nordeste onde existe ar quente e úmido.

 

Previsão do tempo para    07/07/2022 -quinta-feira

 

Esta quinta-feira é mais um dia com muito sol e sem condições parar chuva sobre a maioria das áreas do Brasil. Uma grande massa de ar seco predomina sobre o interior do país. Além de afastar as frentes frias, a baixa umidade do ar impede a ocorrência de chuva sobre quase todo o Brasil

 

O sol aparece entre muitas nuvens altas sobre a Região Sul, mas só tem previsão de pancadas de chuva na fronteira com o Uruguai

 

Dia ensolarado e com calor no Sudeste, no Centro-Oeste, em Rondônia, no sul e leste do Pará, no Tocantins, no interior do Maranhão, no centro-sul do Piauí e no centro-oeste da Bahia. Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia.

 

previsão de chuva ocasional no litoral do Espírito Santo, mas o sol aparece.

 

Na Região Nordeste, o dia fica chuvoso no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba. As pancadas de chuva continuam frequentes pelo litoral, na zona da mata e agreste dos demais estados nordestinos. Chove também no interior do Ceará e no sertão da Paraíba, de Alagoas e de Sergipe.

 

A Região Norte tem sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, norte e oeste do Pará.

 

Alertas meteorológicos para  07/07/2022 -quinta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém, Macapá e Boa Vista.

 

Alerta especial: perigo de temporal e chuva volumosa, com maior risco de transtornos para a população no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba 

 

Alerta para temporais no centro-norte de Roraima, no litoral do Amapá e do Ceará,no interior do Rio Grande do Norte, no agreste da Paraíba e de Pernambuco.

 

Atenção para chuva moderada no Recôncavo Baiano, no litoral norte e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, no centro e oeste de Pernambuco e da Paraíba, no centro-oeste do Rio Grande do Norte, interior do Ceará.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte  no litoral do Maranhão, no noroeste e no litoral do Pará, no interior do Amapá, no centro, norte e oeste do Amazonas e no centro-sul de Roraima, no sudeste do Rio Grande do Sul 

 

Aviso de mar agitado entre Sergipe e o Rio Grande do Norte

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% sobre o oeste de Goiás, leste e sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias