Oferecido por
Uma forte massa de ar seco está formando um bloqueio na atmosfera, que impede que as frentes frias avancem pelo Brasil. No Sudeste, as temperaturas continuam bastante elevadas para esta época do ano e, por enquanto, não há expectativa para grandes mudanças.
O estado de São Paulo vem enfrentado dias de tempo extremamente seco. A falta de chuva concentra os poluentes na atmosfera e isso piora a qualidade do ar. Já são mais de 25 dias sem chuva significativa na capital. No Rio De Janeiro, até o momento, são 11 dias sem chuva significativa.
Confira: Até quando vai o veranico em SP?
A frente fria que avança na altura da costa do Sudeste na noite desta sexta-feira, aumenta a nebulosidade em áreas do litoral e extremo sul do estado de São Paulo, mas não será capaz de provocar chuva, já que o sistema passa em alto-mar.
A frente fria até aumenta um pouco a umidade do ar, mas várias cidades do interior, como Presidente Prudente, Araçatuba e Adamantina, podem apresentar índices inferiores a 20% no período da tarde ao longo do fim de semana.
Foto: Getty Images
No estado do Rio de Janeiro, os ventos que sopram do ar aumentam as condições para chuva no extremo norte fluminense no sábado, mas as pancadas ainda acontecem de forma muito isolada. Não há expectativa de chuva nas demais áreas e na região da capital.
Veja como fica o tempo e a temperatura na capital fluminense!
De forma geral, ainda há expectativa de um fim de semana seco nos dois estados, sem chuva, principalmente em São Paulo e com índices de umidade relativa do ar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia. A tendência é que o bloqueio atmosférico já perca sua força no domingo, com o avanço de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul, que já traz chuva a partir de terça-feira para algumas áreas do estado de São Paulo.
Este sistema também será responsável por trazer uma queda mais acentuada da temperatura a partir do meio da próxima semana. Fique de olho nas atualizações ao longo dos próximos dias!
Leia também: Como as mudanças climáticas já estão alterando tudo