Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como as mudanças climáticas já estão alterando tudo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Imagem: Pixabay

 

Muitos podem pensar que os maiores impactos das mudanças climáticas estão longe, em termos de tempo ou geografia. Mas o aquecimento global já está mudando a maneira como muitos de nós vivemos ou pensamos.


De acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), as mudanças climáticas já estão afetando a vida das pessoas de várias maneiras, e as interrupções nas cadeias de suprimentos devido ao Clima extremo estão abalando a economia global.


Impacto na saúde

A mudança climática é a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estimando um impacto de cerca de 250 mil mortes adicionais a cada ano entre 2030 e 2050. Estas mortes serão principalmente por desnutrição, malária, diarréia e estresse térmico. O aumento da temperatura também contribui para a piora da qualidade do ar, o que pode aumentar o risco e a gravidade dos ataques de asma. 


O aumento da temperatura também contribui para a piora da qualidade do ar, o que pode aumentar o risco e a gravidade dos ataques de asma, de acordo com estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.


Maior custo de vida

O clima congelante no Texas em fevereiro de 2021 desencadeou o apagão de energia mais severo de todos os tempos nos Estados Unidos, levando a paralisações em três grandes fábricas de semicondutores e aumentando a escassez global de microchips.


O custo de vida também está subindo por causa do aumento global dos preços da energia. Embora a guerra da Rússia contra a Ucrânia esteja impulsionando muito disso agora, a mudança climática também é um fator. 


“As empresas enfrentam custos de até US$ 120 bilhões com riscos ambientais em suas cadeias de suprimentos até 2026”, segundo pesquisa publicada em 2021 pelo CDP, uma organização sem fins lucrativos que administra o maior sistema de divulgação ambiental do mundo. Isso incluirá o aumento dos custos de matérias-primas e o efeito de mudanças regulatórias, como a precificação do carbono, à medida que o mundo enfrenta crises ambientais, indica o relatório.


O aquecimento dos oceanos está ameaçando nosso modo de vida

De acordo com a Yale School of the Environment, o aumento do nível do mar pode representar a maior ameaça às cadeias de suprimentos globais, potencialmente deixando os portos e a infraestrutura costeira fora de ação. As temperaturas mais altas dos oceanos também podem causar tempestades mais severas em partes tropicais do mundo, representando uma ameaça à vida e à infraestrutura.


O mar abriga a maior parte da nossa biodiversidade e 3 bilhões de pessoas no mundo dependem dele para sua subsistência, segundo a ONU. No entanto, as emissões de carbono da atividade humana estão causando aquecimento dos oceanos, acidificação e perda de oxigênio, colocando em risco um grande número de empregos relacionados ao mar, aponta a organização.


As pessoas podem ter menos bebês

As pessoas estão cada vez mais citando a crise climática como a principal razão pela qual podem decidir ter menos ou até mesmo nenhum filho. De acordo com um estudo nos Estados Unidos, um terço das mulheres disse que reduzirá o tamanho da família por causa disso.


No entanto, um número semelhante de mais de 2.800 mulheres americanas pesquisadas pelo Modernfertility.com disse que o problema as fez decidir ter filhos mais cedo. O estudo diz que isso ocorre porque os fez se concentrar mais no que é importante para eles ou lhes deu um senso de urgência.

 

Leia também:

População mundial deve crescer em 2,2 bilhões até 2050

G7 lança plano para contrabalancear influência chinesa

Mudanças climáticas podem evaporar US$ 23 trilhões da economia

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias