Oferecido por
As áreas de instabilidade continuam ativas entre o Norte e o Nordeste do Brasil nesta segunda-feira. Além disso, a passagem da frente fria lentamente pelo oceano aumenta a nebulosidade no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro e pode chover com moderada a forte intensidade. O ar frio de origem polar derruba as temperaturas no Rio Grande do Sul e o risco de geada aumenta.
Previsão do tempo para 18/07/2022 - segunda-feira
Nesta segunda-feira, os ventos que sopram do mar e a passagem de uma frente fria lenta pelo oceano na altura do Sudeste favorecem o aumento da nebulosidade no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A chuva acontece em vários momentos no Vale do Ribeira, litoral sul e norte paulista e pontualmente com moderada a forte intensidade. Já no litoral fluminense, amanhecer com chuva em Paraty, cidade do Rio e Região dos Lagos, mas que aos poucos perde intensidade.
As demais áreas dos dois estados, continuam com tempo firme e seco. No interior de São Paulo e em todo o estado de Minas Gerais, baixa umidade do ar, com índices inferiores a 30% nas horas mais quentes do dia. Não chove no Espírito Santo e as temperaturas voltam subir em Vitória.
Foto: Caraguá (SP)
A massa de ar seco continua atuando na maior parte do Brasil e impedindo as nuvens carregadas no interior do Nordeste, estados de Rondônia, sul do Pará e no Tocantins. Não chove em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, interior da Bahia, Piauí, sul do Maranhão e no centro-norte de Mato Grosso do Sul. O destaque nestas regiões continua sendo os baixos índices de umidade relativa do ar.
Na Região Sul, a entrada da massa de ar polar derruba as temperaturas no estado gaúcho, amanhecer frio e com geada no interior, centro e sul do Rio Grande do Sul. A circulação de ventos ainda mantém as nuvens carregadas entre Santa Catarina e o Paraná, com risco de temporais no oeste e sudoeste paranaense. Estas instabilidades avançam para o sul de Mato Grosso do Sul e pode chover forte ao longo do dia.
Na costa norte do país, sol e pancadas de chuva com trovoadas no Amazonas, em Roraima, no Amapá e norte do Maranhão. Tempo instável desde o estado de Alagoas, até o sul da Bahia com chuva a qualquer hora. Em Natal e João Pessoa, apensas chuva passageira.
Alertas meteorológicos para 18/07/2022 - segunda-feira
Alerta de temporais no oeste e sudoeste do Paraná, e no extremo sul de Mato Grosso do Sul
Amanhecer com geada no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul
Rajadas de vento de 30 a 50 km/h no litoral norte gaúcho, sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro
Umidade relativa do ar abaixo de 30% no centro-norte paulista, em Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, interior da Bahia e do Piauí, sul do Pará e do Maranhão
Atenção para chuva com moderada a forte intensidade no sul de São Paulo, leste do Paraná e em Santa Catarina
Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no interior do Nordeste
Atenção para chuva e ventos moderados no litoral de Pernambuco, Alagoas, leste e sul da Bahia
Chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento no norte do Amazonas e do Pará, em Roraima e no Amapá
Umidade relativa do ar abaixo de 20% em Goiânia, leste de Mato Grosso, Palmas e no Distrito Federal