Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Umidade relativa do ar fica abaixo de 20% em vários estados

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Os níveis de umidade do ar continuam baixando em todas as Regiões do país e atingem marcas da faixa de alerta, entre 12% e 20%, que são muito abaixo do ideal para a saúde humana, que é em torno de 60%.

 

 

Foto: Getty Imagens

 

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, nesta quarta-feira, 20 de julho, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Bahia registraram umidade relativa do ar entre 12% e 20%.

Porto Velho (RO): 11%

Cuiabá (MT): 16%

Alvorada do Gurguéia (PI): 16%

Paranaíba (MS): 17%

São Simão (GO): 17%

Jales (SP): 18%

Campina Verde (MG): 18%

Buritirama (BA): 18%

 

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma frente fria passa pelo sul do Rio Grande do Sul e aumenta a nebulosidade e condições para chuva. Outras áreas de nuvens avançam do norte da Argentina para o Sul do Brasil, mas são nuvens do tipo alta, que não provocam chuva.

 

Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil. Além de impedir a entrada das frentes frias no interior do país, esta massa de ar inibe o crescimento de nuvens.

 

Nuvens de chuva crescem em áreas do Norte e do Nordeste, onde ainda há umidade disponível. 

 

Previsão do tempo para  21/07/2022 - quinta-feira

 

Quase todo o Brasil tem muito sol e tempo seco, sem condições para chuva nesta quinta-feira, e com temperaturas acima do normal para esta época do ano.

Na Região Sul, são esperadas algumas pancadas de chuva no sul do Rio Grande do Sul, por causa da passagem de uma frente fria. Pode chover com moderada a forte intensidade. 

Muitas nuvens altas se espalham sobre as demais regiões gaúchas e sobre parte de Santa Catarina, mas não chove e o sol aparece.

 

Em quase todo o Sudeste e no Centro-Oeste, o tempo segue firme. O sol aparece forte desde cedo e o céu fica sem nuvens em muitas áreas. Pode chover rapidamente no norte do Espírito Santo e a região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, na divisa com o sul da Bahia, tem muitas nuvens, mas o sol aparece.

 

Na Região Norte, as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no Amazonas (exceto no sul do estado), em Roraima, no Amapá e no oeste e norte do Pará. Sol forte e tempo seco no restante da Região.

 

Na Região Nordeste, a quinta-feira é de alerta para chuva forte no litoral de Pernambuco. O dia fica chuvoso também no litoral da Paraíba. Pancadas de chuva com risco de raios ocorrem no litoral do Maranhão. Chove a qualquer hora, mas com períodos de sol, no Rio Grande do Norte , no agreste da Paraíba e de Pernambuco, em Alagoas, Sergipe, no nordeste, sul e no litoral da Bahia. O sol predomina no restante do Nordeste.

 

Alertas meteorológicos para 21/07/2022 - quinta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais  Manaus, Boa Vista e Recife

 

Alerta para temporais em Roraima e no noroeste do Amazonas

 

Alerta para chuva frequente, por vezes moderada a forte no litoral e zona da mata de Pernambuco.

 

Atenção para chuva moderada na litoral da Bahia, de Alagoas, no agreste de Pernambuco, no litoral, zona da mata e agreste da Paraíba e no leste do Rio Grande do Norte

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no extremo sul do Rio Grande do Sul, no noroeste do Pará, no noroeste do Amazonas

 

Aviso de ressaca no litoral do Nordeste, de Salvador a Natal, com ondas de até 2,5 m

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% em Goiás (exceto no leste do estado), em Mato Grosso (exceto no noroeste do estado, no Tocantins (exceto no norte do estado), Triângulo Mineiro, no oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias