Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar polar invade Sul e Sudeste e provoca geada

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

O último fim de semana de julho é marcado por frio intenso em muitas áreas do Sudeste e no Sul do Brasil, onde há condições para geada. Mas isto não vai alterar a característica de um julho quente, com temperaturas muito acima do normal no centro-sul do Brasil, devido a falta de ar polar durante quase todo o mês.

 

Uma frente fria avançou do Sul para o Sudeste do Brasil e provocou um pouco de chuva sobre os estados de São Paulo e Rio De Janeiro.  A frente fria tecnicamente avança sobre o Espírito Santo, mas sua área de instabilidade chega fraca e este estado e também ao leste de Minas Gerais.

 

O ciclone extratropical que se formou com esta frente fria desloca-se no mar entre a costa de São Paulo e de Santa Catarina. 

 

 

Foto: imagem captada pelo satélite GOES 16 em 30/07/2022

 

Esta frente fria rompeu o bloqueio atmosférico que predominou sobre o Brasil durante todo o mês de julho e finalmente o ar frio polar conseguiu entre no país e causa acentuada queda da temperatura no Sul, em parte de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo 

Nuvens carregadas crescem no extremo norte do Brasil e também perto da costa do Nordeste

 

Previsão do tempo para 30/07/2022 - sábado

 

A maioria das áreas do Brasil tem um dia com muito sol, poucas nuvens e sem condições para chuva. 

 

A passagem de uma frente fria deixa muita nebulosidade sobre o Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. Ainda pode chover um pouco neste sábado no centro e norte do estado do Rio de Janeiro, atingindo a cidade do Rio de Janeiro. A região de Vitória pode ter chuviscos à noite.

 

O ar polar entrou forte sobre o Sul e Sudeste do Brasil e causa muito frio. 

 

Geada

Há condições para geada ao amanhecer no extremo sul de São Paulo, no centro, leste e sul do Paraná, nas áreas de planalto, serra e no oeste de Santa Catarina, na serra, no planalto, no centro e sul do Rio Grande do Sul. Temperaturas abaixo de 0°C podem ocorrer na serra gaúcha e catarinense e no sul do Paraná

 

Nevoeiro

Há condições para formação de nevoeiro no início da manhã no Sul do Brasil.

O oeste e o sul de Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul podem ter muitas nuvens pela manhã, mas o sol aparece e a nebulosidade vai se dissipando ao longo do dia. O sol e o tempo seco predominam no restante do Centro-Oeste.

 

Sábado com muito sol e sem chuva no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, sul do Pará e em quase todo o Tocantins. No norte do Tocantins, nas demais áreas da Região Norte também faz sol, mas ocorrem pancadas de chuva com raios.

 

No Nordeste do Brasil, o sol e o tempo seco predominam sobre a Bahia, no sertão de Pernambuco, no sul do Maranhão e do Piauí. O litoral do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco volta a ter muitas nuvens e várias pancadas de chuva no decorrer do dia. O restante do Nordeste  tem sol e pancadas de chuva

 

Alertas meteorológicos para 30/07/2022 - sábado

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Boa Vista, Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa.

 

Alerta para temporais em Roraima,  no noroeste e no litoral do Pará 

 

Alerta para chuva moderada a forte no litoral leste do Rio Grande do Norte, no litoral da Paraíba e norte de Pernambuco.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes no Amapá, no norte do Pará e no norte do Amazonas, incluindo Manaus, no noroeste e norte do Maranhão, no litoral do Piauí e no litoral e norte do Ceará.

 

Atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, entre 40km/h e 60km/h no centro-norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no litoral sul da Bahia.

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% em Goiás (exceto no sul do estado), no Distrito Federal, no centro, leste e nordeste de Mato Grosso, no Noroeste Mineiro, no Tocantins (exceto no norte do estado), no centro e oeste da Bahia

 

Atenção para geada ao amanhecer no extremo sul de São Paulo, no centro, leste e sul do Paraná, nas áreas de planalto, serra e no oeste de Santa Catarina, na serra, no planalto, no centro e sul do Rio Grande do Sul.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias