Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começa com bastante umidade na costa leste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por


O ar seco influencia grande parte do Brasil nesta segunda-feira mas, por outro lado, ainda há umidade entrando do oceano para o continente, por isso muitas nuvens se espalham e com chuva fraca em algumas áreas do leste de SC, PR, SP, RJ, MG e ES.  


Os ventos que sopram do mar vão manter o tempo instável na costa leste do Nordeste e ainda há previsão para chuva no extremo norte da Região Norte, por causa do excesso de calor e umidade.

 

Chuva será persistente no leste do Nordeste nos próximos dias

 

mapa-previsao

 


Previsão do tempo para 22/08 - segunda-feira

Nesta segunda-feira, a previsão é de tempo firme na maior parte do Sul do Brasil. Só há previsão de chuva fraca no Vale do Itajaí e no litoral e capital do Paraná, onde o céu fica nublado na maior parte do tempo. Já nas demais áreas do Sul, o dia até pode começar com névoa ou nevoeiro, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol. A Região ainda fica fria, mas aos poucos esse frio tende a diminuir ao longo da semana.

 

Na Região Sudeste, a previsão é de muitas nuvens no sul e leste de SP, no RJ, ES e no leste de Minas, por causa da circulação marítima. Pode chover fraco no litoral do Rio e do Espírito Santo e no sul de São Paulo, entre o litoral sul e o Vale do Ribeira. Na capital paulista e em Belo Horizonte, apesar das nuvens, o sol aparece e não chove nesta segunda. As temperaturas continuam baixas e a sensação ainda é de frio em grande parte da Região, inclusive nas capitais. Neste início de manhã, até há chance de geada na Serra da Mantiqueira.

 

Rio de Janeiro (RJ), por Marcos Pristo

 

No Centro-Oeste, a semana toda será marcada por sol e tempo firme. A umidade relativa do ar nesta segunda fica abaixo dos 30%  por praticamente todas as áreas. No sul de Mato Grosso e oeste de Goiás, índices abaixo de 20% são previstos. O estado de Mato Grosso do Sul ainda fica com temperaturas baixas hoje, mas esquenta em toda Região até o fim da semana e a sensação será de calor em todas as áreas.


No Nordeste, enquanto as áreas do interior ficam mais secas, a faixa leste e norte da Região segue instável. Na costa norte a chuva é bem isolada e não acumula grandes volumes, já no leste, a previsão é de chuva frequente que pode acumular grandes volumes e pode provocar pontuais alagamentos. A chuva mais forte nesta segunda é prevista para o litoral e sul da Bahia.


No Norte, o tempo segue firme em Rondônia, no Acre, sul do Amazonas e do Pará e no Tocantins. As demais áreas podem ter pancadas de chuva pontualmente fortes, isso inclui as capitais Manaus, Macapá e Belém, mas apenas a partir da tarde. Apenas Boa Vista terá chuva em vários momentos do dia.

 

Até quando vai o frio no centro-sul do Brasil?


Alertas meteorológicos para 22/08/22

 

- Atenção para baixos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 30% no norte e noroeste de SP, Triângulo Mineiro, Goiás, DF, norte de MS, norte de MT, Rondônia, sul do Pará, Tocantins, sul do MA e do PI e oeste da Bahia

 

- Alerta para umidade relativa do ar abaixo de 20% no sul de MT e oeste de GO

 

- Atenção para rajadas de vento de 40 a 60km/h no Nordeste, Tocantins, norte de Goiás, DF e Espírito Santo

 

- Alerta para temporais em RR


- Atenção para chuva moderada a forte no norte do AM e do PA, além do AP

 

- Atenção para geada ao amanhecer na Serra da Mantiqueira

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias