Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva cai forte no Sudeste, Sul tem frio e Nordeste calorão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

A chegada de uma nova frente fria ao Sudeste do Brasil estimulou a formação de áreas de instabilidade sobre Minas Gerais, que espalharam nuvens bastante carregadas sobre parte do Rio De Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Durante esta quarta-feira, esta frente fria avança pelo litoral capixaba e as áreas de instabilidade continuam sobre estes estados. 


A presença desta frente fria ajuda a formar nuvens carregadas também no Centro-Oeste do Brasil. Uma massa de ar frio de origem polar atua na Região Sul e inibe a formação das nuvens de chuva. 

O ar seco predomina sobre o Nordeste, mas algumas áreas de chuva ainda conseguem se formar na faixa litorânea.

 

 

Foto: Coronel Fabriciano MG), por HVL


 

Previsão do tempo para 04/10/2022 - terça-feira

 

O ar seco de origem polar predomina sobre a Região Sul do Brasil nesta terça-feira. Isso deixa o tempo firme, com poucas nuvens em quase toda a Região. Faz frio e há condições para geada na campanha gaúcha e da Serra do Rio Grande do Sul. Essa geada deve ser fraca e não há risco para a agricultura. Terça-feira nublada, com chuviscos e frio na Grande Curitiba, no litoral do Paraná e no vale do Itajaí.

 

A Região Sudeste fica em alerta nesta terça-feira para o risco de chuva forte. As áreas de instabilidade que estão sobre a Região deixam o céu com muita nebulosidade e provocam chuva ao longo do dia. O tempo fica chuvoso no litoral de São Paulo e no litoral do Rio de Janeiro entre Paraty e a região de Cabo Frio. Há risco de chuva forte no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais e no norte do estado de São Paulo. A grande São Paulo fica nublada, com chuviscos e baixa temperatura.

 

Para a Região Centro-Oeste do Brasil, a previsão é de uma terça-feira com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Na região de Brasília pode chover também pela manhã. O sol predomina o dia todo apenas no oeste e no sul de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.

 

A Região Nordeste fica quase toda com sol forte e muito calor. Há previsão de algumas pancadas de chuva no litoral sul da Bahia, no sudoeste baiano, no litoral do Maranhão, no litoral, na zona da mata e no agreste entre o Rio Grande do Norte e Alagoas.

 

Para o Norte do Brasil, a previsão é de uma terça-feira com o sol e pancadas de chuva principalmente à tarde  e à noite em quase todas região. O tempo fica firme no Tocantins, com sol o dia todo.

 

 

Alertas meteorológicos para 04/10/2022 - terça-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém.

 

Alerta para temporais no Distrito Federal, no centro sul e leste de Goiás, na divisa de São Paulo com Minas gerais, no centro, oeste, sul e leste de Minas gerais, no estado do Rio de Janeiro,  exceto no grande Rio e no litoral sul fluminense, no oeste e sul do Espírito Santo, no noroeste do Pará, no oeste do Amapá e na fronteira de Roraima com a Venezuela.

 

Atenção para o risco de chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no centro-norte e noroeste de São Paulo, no litoral norte de São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro, região do Grande Rio, em Vitória, no norte e no litoral do Espírito Santo, no norte de Minas gerais, no norte e centro-oeste de Goiás, você no centro Norte e Leste de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, em Rondônia no Acre no Amazonas em Roraima, exceto no extremo norte do estado, no Amapá, exceto no oeste do Estado, no Pará, exceto no leste e noroeste do estado.

 

Atenção para o ar seco, com umidade relativa do ar entre 21% e 30% no Tocantins, no centro-norte da Bahia, no interior do Maranhão e do Piauí (exceto norte destes estados), no centro-sul do Ceará, no sertão da Paraíba e de Pernambuco

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias