Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva em estados do Sul, Centro-Oeste e Norte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

A circulação de vento sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, está forçando uma concentração de umidade num corredor que une o Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo.

Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Paraguai e o Brasil ajudando a formar nuvens carregadas nessas regiões, com potencial para provocar fortes pancadas de chuva no decorrer desta terça-feira.

 

O ar seco ganhou força sobre Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo e ainda predomina pelo interior do Nordeste. A menor umidade disponível na atmosfera dificulta a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva.

 

 

Risco de chuva de temporal em áreas do Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil (Foto: Getty Imagens)

 

 

Previsão do tempo para  11/10/2022 - terça-feira

 

Quase toda a Região Sul do Brasil tem uma terça-feira com o tempo muito instável, com pancadas de chuva frequentes, raios, risco de chuva e vento forte. Só não deve chover no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul.  Com o excesso de nebulosidade e a chuva, a temperatura fica amena na Região.

 

Na Região Sudeste o sol, o calor e o tempo seco predominam sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pode chover rapidamente no litoral norte capixaba. O norte de São Paulo também fica sem chuva nesta terça-feira e o sol predomina. Nas outras áreas do estado de São Paulo, incluindo a região da capital paulista, há previsão de várias pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuva forte em vários locais. Faz calor em todo o Sudeste.

 

Na Região Centro-Oeste do Brasil, quase todas as áreas têm períodos com sol e pancadas de chuva no decorrer do dia. O tempo seco e o sol predominam o dia todo no Distrito Federal, no centro, leste e norte de Goiás, incluindo a região de Goiânia. Há previsão de muita chuva no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

 

Na Região Nordeste do Brasil o ar seco ainda predomina e dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. O sol aparece forte em toda a Região. Há previsão de rápidas pancadas de chuva na faixa litorânea, na zona da mata e no agreste desde o Ceará até o sul da Bahia. Pancadas de chuva também podem ocorrer no litoral do Maranhão.

 

Na Região Norte do Brasil, ocorrem pancadas de chuva com raios no decorrer do dia em quase todas as áreas, mas em geral com períodos de sol. A chuva deve ser forte em Roraima, no noroeste do Amazonas e também em áreas de Rondônia. O sol predomina o dia todo na região de Macapá, na região de Tucuruí, no Pará. Todo o Tocantins tem sol forte, mas algumas pancadas de chuva podem ocorrer no oeste do estado.

 

 

Alertas meteorológicos para 11/10/2022 - terça-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Manaus e Rio Branco

 

Alerta especial: perigo de temporal e chuva volumosa, com potencial para transtornos para a população, no oeste sul do Paraná, no oeste, centro e Sul de Santa Catarina e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

 

Alerta para temporais na faixa Norte do Rio Grande do Sul, incluindo o planalto e a Serra gaúcha, na grande Florianópolis, no litoral norte catarinense, no vale do Itajaí, no centro sul e noroeste do Paraná, no oeste sul de Mato Grosso do Sul, no oeste de Mato Grosso, no sul de Rondônia, no noroeste do Amazonas e em Roraima.

 

Atenção para chuva moderada forte, raios e fortes rajadas de vento no norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no litoral central e sul do Rio Grande do Sul, no oeste, centro - sul e leste de São Paulo, incluindo a capital paulista, no centro Norte e Leste de Mato Grosso do Sul, no Sul centro e norte de Mato Grosso, em Rondônia ( exceto no sul do estado), no no sul, leste e centro do Amazonas

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11 e 20% no leste do Tocantins no nordeste de Goiás, no extremo noroeste de Minas, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco e no extremo sul do Piauí e do Maranhão

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias