Oferecido por
A circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, continua organizando um “corredor” que leva ar quente e úmido da Região Norte do Brasil para o Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Por isso, muitas áreas de instabilidade têm se formado nesses estados e provocam chuva forte.
Estas áreas de instabilidade se juntam com uma frente fria que está no mar e nesta sexta-feira avança pelo litoral de São Paulo. Mas esta frente fria não tem força para mudar o tempo no interior da Região Sudeste.
Uma massa de ar quente predomina sobre as Regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, além do Tocantins, Distrito Federal e de Goiás, deixando a umidade do ar baixa e dificultando a ocorrência de chuva.
Previsão do tempo para 14/10/2022 - sexta-feira
Na Região Sul do Brasil, o tempo permanece muito instável no Paraná e em Santa Catarina. A chuva continua frequente nos dois estados e há risco de chuva forte. O tempo fica chuvoso no litoral de Santa Catarina, no planalto norte catarinense, no Vale do Itajaí e no centro-leste do Paraná. O Rio Grande do Sul tem muitas nuvens nesta sexta-feira, mas com períodos de sol. Chove apenas na divisa com Santa Catarina.
Na Região Sudeste, o sol e o tempo quente e seco predominam em Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio De Janeiro. Uma frente fria deixa o dia chuvoso no sul de São Paulo e na Baixada Santista. Pancadas de chuva ocorrem no oeste de São Paulo, no Vale do Paraíba (SP), na Mantiqueira, no Sul e na região Serrana Fluminense. A Grande São Paulo fica nublada no decorrer da tarde e pode garoar. Na região da cidade do Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens e deve garoar à noite.
Para a Região Centro-Oeste, a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol em Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva forte. Pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite no centro, sul, oeste e norte de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá. O sol forte, o calor e o tempo seco predominam no leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.
Na Região Norte, esta sexta-feira é com muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol em quase todas as áreas. Há risco de chuva forte no Acre, em Rondônia, Amazonas e Roraima. No Pará e no Amapá, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde. O sol forte o tempo seco predominam sobre o Tocantins e no sudeste do Pará.
O ar seco predomina sobre a Região Nordeste. Quase toda a Região tem sol forte e poucas nuvens. Há possibilidade de pancadas de chuva passageiras na faixa litorânea, no na zona da mata e no agreste, desde o Ceará até o sul da Bahia. Pode chover no norte do Piauí, incluindo Teresina, e no Maranhão, exceto no centro-sul do estado.
Foto: Londrina (PR), por André C.
Alertas meteorológicos para 14/10/2022 - sexta-feira
Capitais que podem ter chuva forte: Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém
Alerta para temporais no centro, leste e norte de Santa Catarina, no no oeste, centro, sul e leste do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no Acre, no sul e oeste do Amazonas
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no sul de Santa Catarina, no sudoeste e norte do Paraná, no sul e de São Paulo, no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no sul, centro, oeste e noroeste de Mato Grosso, no centro, leste e norte do Amazonas em Roraima, no Amapá e oeste e litoral do Pará
Alerta para para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11 e 20% centro-oeste e noroeste de Minas Gerais, no vale do São Francisco e no oeste da Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, no leste de Mato Grosso, no Tocantins exceto no norte do estado, no sul do Maranhão e do Piauí