Oferecido por
O domingo começa com pancadas de chuva forte pelos estados da Região Sul e entre o Acre, Amazonas e Roraima e no norte do Mato Grosso, com raios e ventos. Destaca-se os acumulados de mais de 400mm neste mês em cidades do oeste catarinense, onde alguns já apresentam os maiores volumes de chuva dos últimos 5 anos para um mês de outubro, desde outubro de 2017.
Atenção para a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Sul do país e que no final do dia já encontrará na costa do estado gaúcho e do sul de Santa Catarina, que ajuda na formação de instabilidades pela Região Sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e mais um cavado meteorológico entre o Paraguai e o oeste do estado gaúcho. Reforçando mais a chuva pelo sul do país.
Previsão do tempo para 16/10/2022 - domingo
Neste domingo, a chuva se espalha mais sobre a Região Sul e vem como temporais e volumes bem altos por Santa Catarina, centro sul, sudoeste e leste do Paraná, e norte, sul e leste do Rio Grande do Sul, com potencial para mais danos. Chuva forte e com risco de granizo também pelo norte do Paraná e no centro e Campanha gaúcho, tudo por conta de uma baixa pressão atmosférica na Região, mais a circulação dos ventos em altitude e nos médios níveis da atmosfera, além de um cavado meteorológico nos médios níveis da atmosfera.
No Sudeste do país, neste domingo há pancadas de chuva a partir da tarde em boa parte de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais e chuva mais fraca ao longo do dia no norte do Rio De Janeiro e no Espírito Santo. Atenção às condições para chuva forte e temporais no noroeste ao sudoeste de SP, como na região de Campinas e Região Metropolitana de São Paulo.
Foto: Getty Images
Aliás, no estado de São Paulo, há pancadas de chuva forte, com raios e ventos, até pontualmente na forma de temporais, em pontos isolados das regiões de Presidente Prudente, Ourinhos, Itapeva, Registros, Vale do Ribeira, litoral paulista, Vale do Paraíba, Campinas, Jundiaí, Sorocaba, da Grande São Paulo e parte da região de São Carlos. Há possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo. Os acumulados de chuva mais elevados acontecem sobre o sudoeste do estado de São Paulo neste dia. E isso se deve à baixa pressão atmosférica que se forma no Sul do país e no final do dia chega à costa do Sul do país e atinge parte da costa sul de São Paulo, pelo calor, o fluxo dos ventos nos médios níveis da atmosfera, além da umidade que vem do mar e oriunda da Amazônia.
No Centro-Oeste, o tempo é firme no sul e leste de Mato Grosso, no noroeste de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. Ainda chove nas demais áreas da Região, mas são pancadas mais isoladas, porém fortes e com granizo, concentradas no oeste centro-sul de Mato Grosso do Sul, e no oeste e norte do Mato Grosso.
Já do sul ao leste da Bahia, como no leste de Alagoas, Pernambuco e da Paraíba, chove de moderada intensidade ao longo do dia. Chuva também é esperada, pontualmente moderada, no Maranhão, no norte do Piauí, no Ceará, no norte e leste do Rio Grande do Norte e em Sergipe. Por conta da umidade do ar e da borda do VCAN (Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera). Tempo firme, quente e seco no interior da Região.
Na Região Norte, temporais e acumulados altos no estado do Amazonas e em Roraima. Chuva forte também é esperado em Rondônia e no Acre, com volumes pontualmente elevados, como também tem chuva forte prevista no PA, extremo oeste e norte do Tocantins e no Amapá. Por outro lado, o tempo é firme e seco no centro sul do TO.
Alertas meteorológicos para 16/10/2022 - domingo
Capitais que podem ter temporais à chuva forte: Florianópolis, Porto Alegre, Porto Velho, Manaus, Boa Vista, como em Belém, Rio Branco, Porto Velho e Campo Grande.
Chuva moderada em Salvador, João Pessoa, Maceió e Recife.
Condição para queda de granizo no PR, SC, MS e SP, inclusive nas suas capitais.
Alerta para temporais no leste, sul e norte do RS, em todo o estado de SC, no sudoeste, centro sul, sudoeste e leste do PR, no AM e em RR.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no PA, sul e oeste do AP, no AC, RO, oeste e norte do MS, noroeste e norte do TO, oeste do MA, no MS, norte do PR, noroeste, centro e Campanha gaúcha, no noroeste, centro, sudoeste e RMSP, litoral sul e Baixada Santista, e regiões de Sorocaba e Campinas.
Atenção para chuva moderada, com raios e fortes rajadas de vento no sul e leste da BA e entre o leste de AL, PE e PB.
Atenção aos acumulados de chuva bem elevados no domingo no leste, sul e norte do RS, em boa parte de SC, e no sudoeste, sul e leste do PR, e sobre o AM, no norte de RO, e noroeste do MT. Acumulados altos de chuva no domingo no norte de RR, pontos do AC e no sudoeste do estado de SP.
Rajadas de vento que chegam aos 60km/h nos Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com ventos de 40 a 80km/h pelo sul e leste gaúcho. Ventos entre 40 e 50km/h na média em São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Rajadas de vento entre 40 e 60km/h no Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, centro norte de Goiás, no Distrito Federal e no noroeste e norte de Minas Gerais, no leste do Pará, e no leste e nordeste do Mato Grosso.
Com a massa de ar seco atuando na região central do país. Alerta para a umidade do ar que fica abaixo dos 30 por cento no interior da região nordeste, boa parte do centro-oeste, na metade oeste de Minas Gerais e no norte do estado de São Paulo, com destaque para valores entre 10 e 20% no centro norte de Goiás, no Distrito Federal, no centro-sul Do Tocantins, no Nordeste e leste do Mato Grosso, no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão.
Veja também: Segunda quinzena de outubro com temporais na Amazônia Brasileira