Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Forte frente fria avança sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Uma grande frente fria avança sobre a América do Sul nesta segunda-feira trazendo uma intensa massa de ar frio de origem polar. As baixas temperaturas já são observadas sobre a Argentina e Uruguai e vai esfriar muito em grande parte do Brasil nos próximos dias.

 

O impacto da chegada do ar muito frio com o ar muito quente que está sobre o Brasil, estimula a formação de nuvens bastante carregadas, que poderão provocar fortes pancadas de chuva e intensas rajadas de vento nesta segunda-feira em muitas áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.

 

No decorrer desta segunda-feira, as áreas de instabilidade desta frente fria serão observadas sobre a Região Sul e já começam a atingir São Paulo,  Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, Rondônia e Acre.

 

O ar seco ganha força sobre o Nordeste reduzindo as condições para a chuva.

 


Outubro termina com temporais e o avanço de uma forte frente fria sobre o Brasil

(Foto: Atalaia, PR, por Rosemari Montanher)

 

Previsão do tempo para 31/10/2022 - segunda-feira

 

A grande frente fria que avança sobre o Brasil deixa o tempo bastante instável nesta segunda-feira em quase toda a Região Sul do Brasil. No Paraná, em Santa Catarina e em toda a faixa norte/ nordeste do Rio Grande do Sul, o dia terá muitas pancadas de chuva e predomínio de céu nublado, com risco de chuva forte de raios. Na região de Porto Alegre e no norte gaúcho a chuva enfraquece bastante no decorrer da tarde. O centro sul do Rio Grande do Sul tem sol e muitas nuvens.

 

Pode chover forte nas capitais Florianópolis e Curitiba. O ar frio de origem polar entra no Sul do país e a temperatura vai caindo ao longo do dia.

 

Na Região Sudeste, esta segunda-feira é com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. A grande frente fria que avança sobre o Brasil chega a São Paulo no decorrer da tarde desta segunda-feira, mas o ar quente predomina sobre o Sudeste. Há risco de chuva em todos os estados, mas a chuva mais intensa deve ser observada sobre o estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro- sul de Minas Gerais e também na divisa do do Rio De Janeiro com Minas Gerais.

 

Há risco de chuva forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

 

Para a Região Centro-Oeste,  a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol no decorrer desta segunda-feira. As pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora, mas tendem a ser mais frequentes e fortes durante a tarde e à noite. A forte frente fria que chega ao Brasil intensifica as áreas de instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso. O risco de temporais é maior nessas áreas. O tempo fica chuvoso no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva forte em todas as capitais.

 

 Para a Região Nordeste do Brasil, a previsão é de uma segunda-feira com sol e calor. Algumas pancadas de chuva com raios poderão ocorrer no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no noroeste e centro-oeste da Bahia. O litoral e o sul da Bahia e a faixa litorânea do Rio Grande do Norte até Sergipe podem ter rápidas pancadas de chuva, mas sem raios. As outras áreas do Nordeste passam o dia com sol e tempo firme.

 

Na Região Norte do Brasil, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. No não deve chover na região de Macapá. A grande frente fria que avança sobre o Brasil intensifica as áreas de instabilidade sobre Rondônia Acre e o extremo sul do Amazonas, aumentando o risco de chuva forte nessas regiões.

 

 

Alertas meteorológicos para 31/10/2022 - segunda-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá em Goiânia, Brasília, Porto Velho, Rio Branco e Palmas.

 

Alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul, que inclui o planalto, a serra o litoral norte gaúcho, em Santa Catarina, no Paraná, em todas as áreas de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro, sul de Minas, Triângulo Mineiro, sol de Goiás, extremo sul de Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no estado do Rio de Janeiro, no sul e oeste do Espírito Santo, em Minas Gerais , exceto na divisa com a Bahia, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, no Distrito Federal, em Goiás (exceto no sul do estado), em Mato Grosso (exceto no extremo sul do Estado), em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas, no centro e sul do Tocantins, incluindo a região de Palmas, e no extremo oeste da Bahia

 

Alerta para ressaca da região do Chuí ( RS) até São João da Barra (RJ), com ondas de 2,5 a 3 m.

 

Atenção para o ar muito seco, com nível de umidade entre 21 e 30%, no norte da Bahia, nas áreas de sertão de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, no interior do Ceará, no oeste do Rio Grande do Norte, em todo interior do Piauí e no leste do Maranhão.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias