Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte em áreas do Sudeste, Centro-oeste e Norte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade formada pela circulação da Alta da Bolívia espalham muita nebulosidade e chuva sobre o Norte e o Centro-Oeste do Brasil. O ar seco ganha força sobre o Nordeste e sobre Sul do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para a chuva.

Uma massa de ar quente aumenta o calor sobre o Sul do Brasil, na Argentina, Paraguai e Uruguai

Uma baixa pressão atmosférica sobre o oceano, na costa de São Paulo, ainda induz nuvens carregadas sobre parte da Região Sudeste.

 

 

 

Arco-íris em Guaxupé (MG) (Foto: Climaaovivo)

 

Previsão do tempo para  8/12/2022 - quinta-feira

 

Região Sul

 

Uma massa de ar quente ganha força sobre o Sul do Brasil elevando a temperatura nos três estados. O calor é mais intenso no Rio Grande do Sul e cidades gaúchas devem ficar novamente entre as cinco mais quentes do Brasil. 

O sol aparece forte em toda a Região Sul do Brasil. Há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na fronteira com do Rio Grande do Sul com a Argentina, no extremo oeste catarinense e no sul, centro, oeste e norte do Paraná.

 

Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o RS ficou entre os locais mais quentes do BR. Em Uruguaiana, a temperatura máxima foi de 38,2°C e em São Luiz Gonzaga, 38,0°C. Estas foram a quinta e a sexta maior temperatura no Brasil no dia 7/12/2022. A maior temperatura no BR em 7/12/22 foi de 39,1°C,em Jaguaribe, no Ceará.

 

Região Sudeste

 

Áreas de instabilidade ainda deixam muitas nuvens e chuva frequente sobre o norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. Há risco de chuva forte.

 

As outras áreas de Minas têm sol na maior parte do dia e pancadas de chuva à tarde e no começo da noite, com curta duração.

O litoral norte do Rio De Janeiro pode ter chuva a qualquer hora, mas as outras regiões litorâneas fluminenses só devem ter alguma chuva na madrugada ou manhã e depois o sol predomina no restante do dia.

São Paulo tem muito sol. O centro-leste e o sul do estado, incluindo a Grande SP, passam o dia com algumas nuvens, sol e sem chuva.

 

Região Centro-Oeste

 

Áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Centro-Oeste do Brasil . Toda região pode ter pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas a chuva será mais frequente e volumosa no Distrito Federal e no centro-norte de Goiás. 

O calor aumenta com Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

 

Segundo medição do INMET, a temperatura ontem, 7/12, em Paranaíba foi de 38,3°C e em Corumbá de 38,2°C, e foram a terceira e a quarta maior temperatura no Brasil neste dia, respectivamente

 

Região Nordeste

 

Uma massa de ar seco está sobre o Nordeste diminuindo a nebulosidade e as condições para a chuva.

O sol forte e o tempo seco predominam no interior do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas, no norte da Bahia,  em quase todo o Piauí.

Há condições para pancadas de chuva passageiras no litoral entre Salvador e Natal.

 

Fortes pancadas de chuva podem ocorrer no centro, oeste e sul da Bahia, centro-leste e no Maranhão, exceto no leste do estado. 

 

Região Norte

 

Áreas de instabilidade se intensificam sobre parte da Região Norte do Brasil. Em Roraima, no Amazonas, no Acre e em Rondônia, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

Nas demais áreas da Região Norte também ocorrem pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, e os períodos com o sol são maiores.

 

Alertas meteorológicos para  8/12/2022 - quinta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Boa Vista e São Luís

 

Alerta para temporais no estado no norte e nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo, no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal, em Rondônia, no noroeste, centro e sudeste do Amazonas

 

Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no norte de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e oeste de Goiás, em Mato Grosso, no centro-oeste e leste de Minas Gerais, no centro-sul do Espírito Santo, no Acre, sudoeste e leste do Amazonas, no centro, sul e oeste do Pará e em Roraima, no litoral do Pará e do Maranhão

 

Atenção para o ar muito seco e calor no Rio Grande do Sul, com níveis de umidade do ar entre 11 e 21% na fronteira com o Uruguai e entre 21% e 30% no restante do estado, menos no litoral

 

 

Temperaturas máximas para   8/12/2022 - quinta-feira

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias