Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sábado com ventania de ciclone e risco de chuva forte no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

 

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e até a noite deste sábado chega na altura do litoral do Rio De Janeiro com o Espírito Santo. As condições para chuva aumentam na Região Sudeste.

 

Esta frente fria está associada a um forte ciclone extratropical que se organizou na sexta-feira sobre o mar, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

 

No fim de semana, este ciclone se afasta do Brasil, mas deixa o mar muito agitado na costa do Sul e do Sudeste, com ventos fortes e grandes ondas. Há risco de ressaca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina neste sábado. No domingo, a ressaca pode ocorrer também no Paraná, em São Paulo e no litoral central e sul do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio.

 

A  presença de ar quente e úmido  facilita a formação das nuvens de chuva sobre o Norte, parte do Nordeste e do Centro-Oeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva na costa norte do Brasil

 

Nuvens carregadas crescem sobre São Paulo (SP), por André C.

 


Previsão do tempo para o Brasil para 01/04/2023 - sábado

 

Região Sul

No sábado, o tempo firma no centro-sul do Rio Grande do Sul, com sol desde cedo. Nas demais áreas do estado gaúcho, incluindo Porto Alegre, o sol também aparece e as nuvens vão diminuindo no decorrer do dia, mas ainda pode chuviscar de manhã na serra e no litoral norte. 

Em Santa Catarina, o sábado será com muitas nuvens e alguns períodos com sol, mas pouca chuva em grande parte do estado. Ainda chove no norte do estado e no Vale do Itajaí.

No Paraná, o dia começa com tempo aberto e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva com raios.

 

Atenção: venta forte no litoral da Região Sul por causa de um forte ciclone extratropical que estará se movimentando sobre o mar, na costa gaúcha. As serras gaúcha e catarinense também podem ter vento forte. 

 

Região Sudeste

Sábado com calor na Região Sudeste e toda a Região terá várias horas com sol forte. O tempo segue seco e quente, sem chuva, no norte do Espírito Santo, no Noroeste Mineiro e na região do Vale do Jequitinhonha (MG). Nas demais regiões, a nebulosidade aumenta durante o dia e tem previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Alerta especial para chuva forte no litoral de São Paulo.


Atenção: o mar vai ficando agitado no decorrer do dia no litoral de SP e no centro-sul do RJ. Tem alerta de ressaca nestas áreas no domingo

 

Região Centro-Oeste

Sol, tempo seco e calor predominam no centro-leste de Goiás, incluindo Goiânia, e no Distrito Federal. Nas demais áreas da Região Centro-Oeste, faz sol e calor, mas tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 


Região Nordeste

O tempo segue instável em vários estados do Nordeste neste sábado. A previsão é de fortes pancadas de chuva sobre o Maranhão, na maior parte do Piauí, incluindo Teresina, no Ceará e no Rio Grande do Norte. Do Recôncavo Baiano a Maceió, no litoral da Paraíba do leste do Rio Grande do Norte, faz sol e chove rapidamente a qualquer hora. No centro-sul do Piauí e no restante do Nordeste, o dia é sol e algumas nuvens, mas sem previsão de chuva.

 

Região Norte

Tempo instável na Região Norte neste sábado. A maioria das áreas do Norte do Brasil tem muitas nuvens carregadas, períodos com sol e várias pancadas de chuva com raios ao longo do dia, com risco de chuva forte. O Tocantins tem sol forte, mas algumas pancadas de chuva também ocorrem a partir da tarde.

 

 

Alertas meteorológicos para 01/04/2023 - sábado

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Teresina, São Luís, Fortaleza, Palmas, Belém, Manaus, Macapá, Porto Velho, Rio Branco

 

Alerta especial: perigo de chuva volumosa e de temporais na Baixada Santista e no litoral norte de São Paulo.

 

Alerta para o risco de temporais no litoral sul de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro (inclui Grande Rio) e na Zona da Mata Mineira, no Pará, (exceto na divisa com o Tocantins e no extremo noroeste do estado), no Amazonas, no centro e oeste do Acre, no centro, norte, e oeste do Maranhão, no norte do Piauí e no norte/noroeste do Ceará


Atenção para o risco de chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no leste do Paraná, em São Paulo (exceto no litoral e região de Presidente Prudente), no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, na região da Grande Belo Horizonte e no sul do Vale do RIo Doce, no sul do Espírito Santo e Grande Vitória, em Mato Grosso do Sul, exceto no centro-sul do estado, no norte de Mato Grosso, no centro e sul do Piauí,  no centro-sul do Maranhão, centro-sul do Ceará, no noroeste e sudeste do Pará, no leste do Acre, no centro-norte de Rondônia, em Roraima (exceto no norte do estado), no Amapá


Atenção para chuva moderada no litoral norte da Bahia e no litoral de Sergipe

 

Alerta para ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina


Alerta de fortes rajadas de vento, entre 70 e 90 km/h no sul, centro-leste do Rio Grande do Sul (inclui Porto Alegre), nas serras gaúcha e catarinense.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias