Oferecido por
Uma situação de bloqueio atmosférico continua a ser observada neste sábado mantendo nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. Os dois estados continuam tendo chuva frequente e eventos de chuva forte. Há risco de enchente.
Uma massa de ar seco atua sobre a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste reduzindo a umidade no ar, a nebulosidade e as condições para chuva.
Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva sobre os estados do Norte e do Nordeste do Brasil.
Foto: Chapecó (SC), por Rubens Heck
Previsão do tempo para o Brasil para 06/05/2023 - sábado
Região Sul
Áreas de instabilidade continuam sobre o Rio Grande do Sul e todo o estado tem um sábado com muita nebulosidade e chuva no decorrer do dia. Pode chover forte. No extremo norte gaúcho, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, ocorrem períodos de sol e a temperatura tem grande elevação, mas a chuva volta a ocorrer à tarde e à noite. A região de Florianópolis tem sol e pancadas de chuva.
No Vale do Itajaí e em todo o Paraná, o sol predomina e não chove. Há risco de nevoeiro ao amanhecer no leste paranaense e no Vale do Itajaí.
A formação de uma frente e de um ciclone extratropical no domingo espalham chuva por quase todo o Sul.
Região Sudeste
O ar seco e quente ainda influencia a Região Sudeste. O sábado é com muito sol, calor e poucas nuvens em praticamente toda a Região.
Há possibilidade de chuva passageira no litoral do Espírito Santo, mas o sol aparece. A nebulosidade aumenta no litoral paulista no decorrer do dia, por causa da passagem de uma frente fria em alto-mar, mas não chove. A Grande São Paulo pode ter nevoeiro ao amanhecer.
O tempo vai continuar firme no Sudeste no domingo
Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste. Quase toda a Região tem outro dia com sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva. O sábado é com tempo seco e sol em todas as capitais do Centro-Oeste.
Algumas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite no oeste, no centro e no norte de Mato Grosso, podendo chover com forte em alguns locais próximos do Pará e do Amazonas.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Nordeste, mas com menos força do que nos últimos dias. Ainda há condições para pancadas de chuva no litoral e interior de todos os estados, mas com vários períodos com sol no decorrer do dia. Não deve chover no sudoeste e no centro-norte da Bahia, no centro e leste do Piauí, no centro-sul do Ceará, no sertão da Paraíba e de Pernambuco.
Atenção para chuva moderada a forte e com risco de raios no Maranhão. Pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora o norte, oeste e sul do Piauí, no noroeste da Bahia, no norte e litoral do Ceará, no litoral do Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas.
Região Norte
Áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte e nuvens carregadas continuam espalhadas sobre todos os estados. Há previsão de pancadas de chuva e raios no decorrer do dia em todos os estados, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
Alertas meteorológicos para 06/05/2023 - sábado
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais: Porto Alegre, Salvador, Aracaju, Belém, Macapá, Manaus, Rio Branco e Porto Velho
Alerta para temporais no oeste do Rio Grande do Sul, no litoral do Amapá, no centro-sul do Amazonas, centro- norte de Rondônia, Acre
Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no sul, centro e leste do Rio Grande do Sul, no litoral norte da Bahia e litoral de Sergipe, no oeste do Maranhão, no norte do Tocantins, no Paraná, no interior do Amapá, no centro-sul de Rondônia, no norte, leste e noroeste do Amazonas, no norte de Mato Grosso
Atenção para chuva moderada no noroeste, planalto e serra do Rio Grande do Sul, na serra e no sul de Santa Catarina, no litoral de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no oeste e norte de São Paulo, oeste e noroeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul e leste de Mato Grosso, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA) e no sul do Tocantins.