Oferecido por
A semana começa com tempo aberto em grande parte do Brasil Central, com baixa umidade do ar ainda sobre o áreas do interior do país, como no Distrito Federal, e, Goiás, sul e leste de Mato Grosso (incluindo Cuiabá), no centro-norte de Mato Grosso do Sul (incluindo Campo Grande), oeste da Bahia, sul do Tocantins e oeste de Minas Gerais, com umidade do ar em estado de atenção, ou seja, entre 21% e 30%.
As atenções quanto a chuva e transtornos por ela provocada continuam no leste do Nordeste, especialmente na costa de Sergipe, de Alagoas e do Pernambuco. Chuva forte de tarde e noite em Aracaju e de madrugada e manhã em Maceió e Recife, em situação de perigo quanto aos altíssimos volumes. Chuvas com trovoadas no Norte do Brasil.
Maceió-AL acumulou 150 mm de chuva em apenas 48 horas, de acordo com o Cemaden. Este valor representa quase metade de toda a chuva do mês de maio em apenas dois dias.
Chuva volumosa persiste em todo o litoral de Alagoas nesta segunda-feira (22). Foto: Getty Images.
Previsão do tempo para o Brasil para 22/05/2023
O ar seco ganha força no centro do Nordeste e deixa o tempo firme em grande parte da Bahia, do centro-sul do Piauí, incluindo Teresina, no sul e leste do Maranhão e entre o sul do Ceará e o centro oeste de Pernambuco. O ar seco também responsável por deixar o céu aberto em grande parte do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil, além de deixar a umidade do ar abaixo dos 30% entre o extremo sul do Maranhão até o norte do Paraná, passando por GO, TO, DF, oeste MG, interior SP, MT e partes de MS. Por outro lado, há tempo nublado e chuva isolada no oeste do Paraná e extremo sul de MS, no norte do RJ e no ES (devido a umidade que vem do mar) e chuvas fortes na costa do Nordeste e Norte do Brasil. Chances de geadas no Sul de Minas Gerais e frio frequente no Centro-Sul do Brasil pela manhã.
Chuva volumosa persiste em Alagoas, Pernambuco e Sergipe
A presença de um cavado meteorológico, nos níveis mais altos da atmosfera, na costa leste do Nordeste e mais a umidade constante que vem do mar, causam muita chuva entre o litoral de Sergipe, Alagoas, de Pernambuco, os acumulados são elevados e podem ocasionar em transtornos. Destaca-se o grande volume de água, com risco de inundações e deslizamentos no litoral alagoano e pernambucano. Pancadas fortes de chuva e volumes altos de chuva também no norte e noroeste do Maranhão, incluindo São Luís.
Segunda (22) com chuva pelo Acre e norte de Rondônia, de maneira isolada, mas a qualquer momento do dia. Chuva na forma de pancadas fortes e com temporais no norte e noroeste do Amazonas, em Roraima, no norte e noroeste do Pará e no Amapá, além de volumes de chuva bem elevados, com risco para alagamentos, devido a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ressalta-se que também chove de moderada a forte intensidade, mesmo que de maneira pontual, no norte do Tocantins.
Alertas meteorológicos para 22/05/2023 - segunda
PERIGO: de tarde e noite para chuva forte no litoral do SE, incluindo Aracaju;
Alerta para chuva forte na madrugada e manhã em todo o litoral de AL e PE, incluindo Maceió e Recife;
Atenção para chuva moderada à forte nas capitais Manaus, Macapá, Belém, São Luís, Boa Vista, Recife, João Pessoa, Maceió, Salvador e Aracaju;
Atenção para chuva forte em áreas do Acre ao norte do Maranhão e em todo o litoral desde o sul da Bahia até o litoral da Paraíba;
Rajadas de vento de 40-50 km/h no litoral do RS, no Rio De Janeiro e desde o Ceará até a costa leste do Nordeste, incluindo o Sertão Nordestino;
Umidade do Ar abaixo dos 30%: no DF, GO, sul e leste de MT, no centro-norte de MS, no oeste da BA, centro-sul do TO e no oeste de MG;
Possibilidade para nevoeiro no início de segunda-feira em Curitiba.