Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande massa de ar seco deixa quase todo o Brasil sem chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

Uma grande massa de ar seco permanece sobre o Brasil e inibe a formação de nuvens sobre os estados do  Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste e também o Tocantins e parte do interior do Nordeste. Uma frente fria passa pelo extremo sul do Rio Grande do Sul e causa aumento de nebulosidade, mas pouca chuva nesta região do estado.

 

Áreas de instabilidade crescem so longo do litoral do Nordeste e provocam chuva frequente.  

 

Outras nuvens carregadas crescem no Norte do Brasil por causa da umidade do ar elevada e do calor. 

 


BR anima 7-6-23

Nebulosidade sobre o Brasil em 7/6/23 (Fotos de satélite: GOES 16 - colorização Climatempo)

Previsão do tempo para o Brasil para 07/06/2023 - quarta-feira


Região Sul

 

A passagem de uma frente fria causa muitas nuvens e pancadas de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul, influenciando o litoral sul gaúcho e a região da Campanha. Algumas nuvens se espalham sobre o centro-sul gaúcho, mas não chove.

 

O sol forte e o tempo seco predominam sobre as demais áreas da Região Sul do Brasil.

 

Ainda faz frio ao amanhecer em toda a Região, mas a tarde tem temperaturas acima do normal para junho. Há previsão de nevoeiro ao amanhecer em áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina.

 


Região Sudeste

 

Uma grande massa de ar seco que influencia o Brasil deixa o tempo firme na Região Sudeste. Quase toda a Região tem um dia ensolarado e sem condições para chuva. O litoral de São Paulo tem períodos com muitas nuvens pela manhã,  mas o sol aparece.

 

Faz frio ao amanhecer, mas durante a tarde faz calor para os padrões de junho.

Há previsão de nevoeiro ao amanhecer em áreas do centro, sul e leste de São Paulo, no sul do Rio De Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha.

 

Pode gear ao amanhecer nas regiões mais elevadas da serra da Mantiqueira

 


Região Centro-Oeste

 

Uma grande massa de ar seco permanece sobre o Centro-Oeste do Brasil. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens e toda a Região tem outro dia com muito sol e poucas nuvens. Não há  condições para chuva. 

 

Ainda faz um pouco de frio ao amanhecer, mas a tarde é quente 

Atenção com a baixa umidade do ar, que fica entre 20% e 30% por várias horas consecutivas.

 

 

Região Nordeste

 

O sol e o tempo seco predominam no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no Oeste da Bahia e no Vale do São Francisco. Áreas de instabilidade atuam nas demais regiões do Nordeste provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva. A chuva é frequente no decorrer do dia, mas com períodos de sol no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, Sergipe, Alagoas, no leste e nordeste da Bahia. 

 

Há risco de chuva moderada a forte na faixa litorânea entre Maceió e Salvador.


Região Norte

 

Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Norte por causa do calor e da umidade do ar elevada. O ar quente e úmido estimula a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva com raios ocorrem em quase toda a Região Norte. O tempo fica seco e quente no Tocantins, no sul do Pará e de Rondônia.

 


Alertas meteorológicos para 07/06/2023 - quarta-feira


Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Fortaleza, São Luís, Belém, Manaus, Boa Vista


Alerta para temporais no litoral norte da Bahia, no litoral de Sergipe e de Alagoas, nas fronteiras do Amazonas com a Venezuela, Colômbia e Peru e no norte de Roraima.


Atenção para o risco de chuva moderada a forte e de raios no litoral de Pernambuco, da Paraíba, no litoral do Ceará, do Piauí, do Maranhão, no norte e no litoral do Pará, no Amapá, em Roraima (exceto no norte do estado), no centro-oeste do Amazonas


Alerta para o ar o seco, com nível de umidade do ar entre 11% e 20%, no sul de Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul


Atenção para o ar seco, com nível de umidade do ar entre 21% e 30% no interior de São Paulo, em todo o centro, oeste e Sul de Minas (inclui Triângulo Mineiro), no Centro-Oeste, no Tocantins, no oeste da Bahia, no sul Piauí e do Maranhão.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias