Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva e frio marcam esta quarta-feira no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Grande e forte frente fria avança sobre o Brasil provocando chuva e muita nebulosidade sobre muitas áreas das Regiões Sul e Centro-Oeste, em São Paulo, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. A nebulosidade desta frente fria avança devagar sobre o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e centro-sul do Rio De Janeiro.

 

A forte massa de ar frio de origem polar que veio junto com esta frente fria causa acentuada queda da temperatura em todas estas áreas, mas apenas o Rio Grande do Sul tem temperaturas negativas. Temperaturas abaixo dos 10°C são observadas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia

Áreas de instabilidade crescem pelo litoral do Nordeste e em parte da Região Norte do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocam chuva moderada a forte.

 

Chuva e frio marcam o fim de outono no Brasil (Foto: Getty Imagens)


Previsão do tempo para o Brasil para 14/06/2023 -quarta-feira


Região Sul

 

Áreas de instabilidade deixadas por uma frente fria causam muitas nuvens e chuva em quase toda a Região Sul. Há risco de chuva moderada a forte em todo o Paraná, em todas as regiões de Santa Catarina e no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. O centro-sul gaúcho tem sol, com geada ao amanhecer na fronteira com o Uruguai.

 

Atenção para chuva volumosa no litoral do Paraná e litoral norte catarinense. 

O ar polar atua em todos os estados e faz muito frio no decorrer do dia.

 

A Marinha alerta para o risco de ressaca entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC)

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria avança está bloqueada sobre São Paulo, mas consegue mudar o tempo em algumas áreas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O estado de São Paulo tem um dia nublado, com chuva e baixa temperatura.

Litoral de São Paulo permanece em alerta para chuva muito volumosa. Há risco de deslizamento e queda de barreiras.

 

No Sul de Minas, no centro-sul do Rio de Janeiro e no Triângulo Mineiro, o sol pode aparecer entre muitas nuvens e chove a partir da tarde. Na Zona da Mata Mineira e no centro-norte fluminense e no litoral do Espírito Santo, faz sol na maior parte do dia e pode chover rapidamente.

 

O sol, o calor e o tempo seco predominam nas demais áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais. 

 


Região Centro-Oeste

 

Uma frente fria causa chuva e forte queda da temperatura em parte do Centro-Oeste.

O tempo fica chuvoso e com temperatura baixa o dia todo em Mato Grosso do Sul, e no sul e oeste do estado de Mato Grosso. Dia frio no noroeste de Mato Grosso, com muitas nuvens e alguns períodos com sol.

 

No sul de Goiás ocorrem pancadas de chuva e períodos com sol.  Sol e o calor ainda predominam nas demais áreas do Centro-Oeste.


Região Nordeste

 

Sol e tempo seco predominam no centro e sul do Maranhão, no Piauí (exceto no extremo norte do estado), no Oeste da Bahia e em todo o Vale do São Francisco, no centro-sul do Ceará e no sertão de Pernambuco.

Pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem nas demais áreas do Nordeste, com risco de raios no norte e oeste do Maranhão. 

 

Atenção para chuva frequente e que pode ser moderada a forte no litoral de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba. 

 


Região Norte

 

Uma frente fria chegou forte ao Acre, Rondônia e ao centro-sul do Amazonas. Faz frio o dia todo e o sol pode aparecer entre muitas nuvens. 

O tempo fica seco e quente  no Tocantins.  O restante da Região tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que ocorrem principalmente à tarde e à noite

 


Alertas meteorológicos para  14/06/2023 -quarta-feira


Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, Florianópolis, São Paulo,Campo Grande, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista


Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa no Vale do Ribeira (sul de SP) e litoral de São Paulo, no litoral do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina.


Alerta para temporais no centro, leste e norte do Paraná, centro-leste e nordeste de Santa Catarina, centro, leste, sul e oeste de São Paulo, no leste, centro e oeste de Mato Grosso do Sul, fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, no litoral de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba, na fronteira do Amazonas com a Venezuela e no noroeste de Roraima

 

Atenção para chuva moderada e frequente no nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.

 

Atenção: geada no sul do Rio Grande do Sul, frio intenso em todo o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, centro, oeste e sul de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas

 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte e de raios no norte do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná, centro-norte e noroeste de São Paulo, no Vale do Paraíba (SP), na divisa de Mato Grosso do Sul com o sul de Goiás, no sul de Mato Grosso, no noroeste e norte do Amazonas, em Roraima, no norte do Pará, centro, leste e sul do Amapá, no litoral do Maranhão, no litoral norte da Bahia, de Sergipe e do Rio Grande do Norte

 

A Marinha do Brasil alerta para ressaca de manhã de Lagunas (SC) até Arraial do Cabo (RJ), e no decorrer do dia entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC) e de Santos a São Joaquim da Barra (RJ)

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias