Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para o aumento da chuva na Região Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria se afasta em alto mar, na altura do litoral sul da Bahia. A passagem desta frente fria intensificou o vento marítimo na costa do Sul e do Sudeste, que levam muita umidade para o leste destas Regiões. Isto causa a formação de muita nebulosidade e aumenta as condições para chuva.

 

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera gera áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil, em parte do Paraguai e da Argentina. Nuvens de chuva se espalham sobre a Região Sul do Brasil e em parte de Mato Grosso do Sul provocando pancadas de chuva.

 

Algumas nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.

 

Uma grande massa de ar seco ainda predomina pelo interior do Nordeste, na maior parte do Centro-Oeste, em Minas Gerai, no Tocantins e grande parte do Pará.

 

 

Nuvens carregadas se concentram no Sul e no Norte do Brasil em 9/8/23

(Imagem de satélite GOES 16 colorizada pela Climatempo)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 09/08/2023 - quarta-feira

 

Região Sul

Novas áreas de instabilidade se formam sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se espalham por quase toda a Região. 

No nordeste gaúcho, incluindo Porto Alegre, em quase todo o estado de  Santa Catarina e no litoral do Paraná, o tempo fica muito instável e chove em grande parte do dia.

 

No sudoeste gaúcho, a chuva deve ocorrer na madrugada e manhã, mas a tarde será com períodos de sol e muitas nuvens.

 

No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, e nas demais regiões do Paraná, chove a qualquer hora, mas há chance de períodos com um pouco de sol

 

Há risco de chuva de moderada a forte nos três estados.

 


Região Sudeste 

A recente passagem de uma frente fria aumentou muito a umidade sobre o Espírito Santo, o Rio De Janeiro, no sul e no leste de São Paulo. Pancadas de chuva  podem ocorrer nestas áreas a qualquer hora, mas com períodos de sol no decorrer do dia. 

 

Atenção: risco de chuva moderada a forte no litoral e no extremo sul de São Paulo.

 

Pancadas de chuva podem ocorrer no centro-leste e centro-oeste de São Paulo, mas de forma isolada e com períodos de sol. Pode chover rapidamente em cidades do Sul de Minas próximas do Vale do Paraíba, em SP, e cidades da Zona da Mata Mineira próximas da divisa com o Rio de Janeiro.

 

O norte de São Paulo, as demais áreas mineiras e capixabas ainda têm muito sol, calor e baixa umidade. 

 


Região Centro-Oeste

O ar seco e quente ainda predomina sobre grande parte do Centro-Oeste do Brasil. A maioria das áreas da Região tem um dia com sol forte, muito calor à tarde e sem condições para chuva.

 

Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios a partir da tarde em Mato Grosso do Sul (exceto no norte do estado), mas o sol ainda aparece e faz calor. O sul do estado pode ter algumas pancadas na madrugada e de manhã. 

Há previsão de pancadas de chuva também na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

 


Região Nordeste

O sol forte e o tempo seco predominam pelo interior do Nordeste, mas nuvens carregadas ainda crescem em vários locais do litoral da Região. As pancadas de chuva ocorrem pelo litoral, desde o sul da Bahia até o litoral norte do Ceará. Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral do Maranhão.

 

Há condições para chuva passageira também na Zona da Mata e Agreste de Sergipe ao Rio Grande do Norte e no sertão de Sergipe e de Alagoas.

 


Região Norte

O ar seco predomina em todo o Tocantins, no centro, leste e sul do Pará. Nestas áreas, o tempo fica firme, com muito sol, poucas nuvens e sem condições para chuva . Faz muito calor.

 

O restante da Região Norte tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios que acontecem principalmente  à tarde e à noite.

Risco de chuva forte no Amazonas e em Roraima.

 


Alertas meteorológicos para 09/08/2023 - quarta-feira

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais  Boa Vista, Manaus, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre.

 

Alerta para temporal no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, no sudoeste e centro-sul do Paraná, no extremo oeste do Acre e no oeste do Amazonas.

 

Atenção para a chuva moderada a forte e raios no centro e leste do Rio Grande do Sul, no centro, oeste e leste do Paraná, no sul e no litoral de São Paulo, no centro do Acre, no Amazonas (exceto no oeste do estado), no norte do Amapá, no noroeste e oeste do Pará, em Roraima.


Atenção para chuva moderada no litoral do Espírito Santo.

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% no sul do Tocantins, em Goiás (exceto no nordeste do estado), no Distrito Federal, leste/nordeste de Mato Grosso.

 

Aviso de ressaca entre Santos (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ), de Laguna (SC) até Paranaguá (PR), com ondas de 3,0 m a 4,0m, de Chuí (RS) a Laguna (SC), com ondas de 3,0  metros.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias