Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começa com calor de mais de 40°C no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por


O domingo, 24 de setembro, o segundo dia da primavera de 2023,  foi marcado por calor intenso na maior parte do país.  Vários estados voltaram a registrar temperaturas iguais e acima dos 40°C.

 

O calor não terminou! Esta onda de calor que começou a se instalar sobre o Brasil nos últimos dias do inverno,  ganhou força no fim de semana, o primeiro da primavera de 2023, e ainda vai persistir sobre parte do país ao longo desta semana.

 

Semana começa com calor de 40°C no Brasil (Foto: Getty Images)

 

 

Recordes de calor em várias capitais em 24/9/23

 

 

Região Sul


No Sul do Brasil,  a expansão de áreas de instabilidade provocam bastante nebulosidade e pancadas de chuva em todos os estados nesta segunda-feira. A temperatura cai no Paraná também,  um dos estados que registraram 40°C nesse início de semana.  A capital, Curitiba, bateu recorde de calor para o ano de 2023.

 

A última semana de setembro de 2023 será com tempo instável e previsão de chuva forte nos três estados da Região Sul,  mas a previsão de alguns períodos com sol e tempo seco.

 

 

Região Sudeste


Na Região Sudeste, o sol forte e o calor predominam nesta segunda e na terça-feira sobre o Espírito Santo, na maioria das áreas de Minas Gerais, no centro-norte e oeste do estado de São Paulo, e no norte do estado do Rio De Janeiro. A partir da quarta-feira, pancadas de chuva voltam a ocorrer por todo o interior paulista, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. 

 

Embora em pequenas áreas e de curta duração, a Região Sudeste poderá ter eventos de pancadas de chuva moderadas a fortes até o final desta semana, em todos os estados.


Para a quinta e a sexta-feira,29 de setembro, a Climatempo prevê pancadas de chuva em todas as áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo e também no norte do Rio de Janeiro.

 

Por causa da passagem de uma frente fria, a semana começa com condições para pancadas de chuva e menos calor no sul e leste do estado de São Paulo, na Zona da Mata mineira e no centro sul do Rio de Janeiro, incluindo as capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

 

O alívio do calorão é só mesmo nesta segunda-feira. Na terça e na quarta-feira, volta a esquentar muito nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com a capital fluminense podendo atingir a marca dos 40°C. Mas a temperatura volta a ter uma queda acentuada a partir da quinta-feira e a semana termina fresca.

 

 

Região Centro-Oeste

 

Para a região Centro-Oeste a previsão é de predomínio de sol e muito calor até a terça-feira. Até lá, há possibilidade de poucas pancadas de chuva no extremo sul de Mato Grosso do Sul e também em alguns locais ao norte e oeste de Mato Grosso. 

 

Temperaturas  entre 40°C e 43°C ainda poderão ser observadas em Mato Grosso, Goiás e em Mato Grosso do Sul.


Na quinta e na sexta-feira,  com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, causador da onda de calor,  algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer em todas as áreas do Centro-Oeste do país.  Embora sejam pancadas isoladas, de curta duração, vão ajudar a baixar a temperatura e aliviar o calorão. Há risco de fortes pancadas de chuva ao longo desta semana na região Centro-Oeste

 

Ainda vai fazer bastante calor no Centro-Oeste do país até o final desta semana. O calor continua no próximo fim de semana, mas já não será extremo como observado neste início de semana.

 

 

Região Nordeste


Para a Região Nordeste do Brasil,  a previsão é de uma semana com muito sol.  algumas pancadas de chuva devem ser observadas apenas na faixa litorânea entre o Ceará e o sul da Bahia. O litoral do Maranhão e do Piauí poderão ter rápidas pancadas de chuva na próxima terça-feira.

 

O interior do Maranhão, do Piauí e também o oeste da Bahia vão continuar sendo candidatos a ter calor de 40°C ou mais.  Porém essas altas temperaturas não podem ser propriamente associadas com a onda de calor que se instalou pelo Brasil.  


O calor acima dos 40°C já é bastante comum nesses estados em setembro e também deve ser observado em muitas outras semanas até o final da primavera.


As capitais litorâneas do Nordeste não sentiram o efeito desta onda de calor.

 

 

Região Norte


Na Região Norte do Brasil,  a semana segue com muito calor, períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde à noite em praticamente todas as áreas.  Essas pancadas de chuva podem acontecer com raios e podem ser fortes,  mas em pequenas áreas  e aliviam o calor por pouco tempo.

 

No Amapá, no norte do Pará e na maioria das áreas do Tocantins, a chance de chuva é baixa até a terça-feira.

 

Mesmo com previsão de voltar a chover até o final dessa semana, o estado do Tocantins deve continuar registrando temperaturas em torno dos 40°C,  situação comum nesta época do ano.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias