Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nuvem de fumaça de incêndios florestais sufoca Manaus

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A metrópole amazônica Manaus está sufocada há dias por uma nuvem tóxica originária de incêndios "criminosos", alertou na sexta-feira (13/10) o Ministério do Meio Ambiente.

 

Desde a quarta-feira, focos de incêndio na Amazônia lançaram uma capa de fumo cinzento sobre a cidade de 2 milhões de habitantes. Segundo o World Air Quality Index, a qualidade do ar de Manaus está entre as piores do mundo.

 

Autoridades sanitárias instaram a população de Manaus a não se expor à nuvem tóxica que emana dos incêndios (Foto: Edmar Barros-AP-picture alliance)

 

 

"Essa fumaça está nos prejudicando. Muita gente não tem consciência de que estão queimando a floresta, de que muitos animais estão morrendo", lamentou a moradora Maria Luiza Reis, de 72 anos.

 

As autoridades sanitárias nacionais instaram a população a evitar ao máximo a exposição à poluição nos próximos dias. O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Marcio Henrique de Oliveira Garcia, confirmou, numa coletiva de imprensa em Brasília, que há "riscos importantes, principalmente de enfermidades respiratórias".

 

 

Incêndios provocados


O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira que enviará dois helicópteros e 149 brigadistas adicionais, além dos 140 que já atuam no combate ao fogo na região.

 

No momento o estado do Amazonas atravessa seu pior outubro em 25 anos, no tocante a focos de incêndio: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 2.770 focos ativos no último mês – um aumento de 154% em relação ao mesmo período de 2022.

 

Em coletiva de imprensa, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, associou os incêndios a "criminosos" que os utilizam para limpar e preparar o solo para a agricultura ou a pecuária, após desflorestar a superfície.

 

"O principal vetor das queimadas é desmatamento, não existe fogo natural na Amazônia", assegurou.

 

Os sinistros ocorrem em meio a uma seca extrema na região, com os rios em níveis criticamente baixos, dificultando o transporte e o abastecimento de cerca de 500 mil habitantes.

 

"É uma situação de extrema gravidade, porque há cruzamento de três fatores: grande estiagem provocada pelo El Niño; matéria orgânica em grande quantidade ressecada; ateamento de fogo em propriedades particulares e dentro de áreas públicas, de forma criminosa”, explicou Silva.

 

Devido à nuvem tóxica, diversos eventos foram cancelados em Manaus, inclusive uma maratona. Enquanto isso, contudo a atividade segue nas docas da capital, de rosto protegido por máscaras, trabalhadores vêm e vão levando sua carga, e lanchas atravessam o rio Negro.

 

Este conteúdo é uma obra originalmente publicada pela agência alemã DW. A opinião exposta pela publicação não reflete ou representa a opinião deste portal ou de seus colaboradores. Logo Deutsche Welle Deutsche Welle

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias