Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais no interior do Brasil. Nordeste continua em alerta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

Áreas mais centrais do Brasil continuam com tempo mais instável nesta quinta-feira, devido à atuação do VCAN na costa da Bahia e ao fluxo de umidade das Regiões: Norte e Centro-Oeste; além da circulação de ventos que colabora para a formação de muitas nuvens de chuva.

 

No Sul, a atuação de um cavado traz novamente mais umidade para o extremo sul do RS e a chance de pancadas moderadas a forte à alta.

 

Já no Sudeste, pancadas mais associadas a calor, umidade e circulação de ventos; o norte de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo ficam com condição para temporais.


Previsão do tempo para 21/12/2023 - quinta


Região Sul


A atuação de um cavado em alto mar, próximo ao sul do Rio Grande do Sul, aumenta a chuva no litoral e extremo sul do estado. As pancadas podem ocorrer a qualquer momento, intercalando períodos de melhora, tem condição para ventos variando entre madrugada e começo da manhã em torno de 40 a 50 km/h. Já nas demais áreas do estado e em Porto Alegre, dia de sol, com pancadas mais isoladas entre tarde e noite. Boa parte de SC e PR, seguem sem chuva e com o tempo aberto; não chove em Curitiba e Florianópolis, pode receber um pouco de chuva à tarde, mas, sem alertas. 


Região Sudeste


A circulação de ventos ainda favorece muitas nuvens no norte de Minas Gerais e colabora para entrada de mais umidade no ES. Dia de temporais em cidades como Almenara, região do Vale do Rio Doce e pancadas fortes em São Mateus e Linhares. Vitória ainda tem um começo de quinta com muito sol e esquenta, com chance de chuva forte no final do dia. São Paulo e Rio De Janeiro, terão um dia de sol, com temperaturas elevadas e possibilidade de chuva a partir da tarde, mas, sem grandes volumes. 

 

Foto: Getty Images


Região Centro-Oeste


Ar quente e úmido que vem do Norte, combinado com a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, ajudando na formação de nuvens de temporais no Centro-Oeste. Tempo mais encoberto com chance de chuva desde cedo no centro-leste e norte de MT, no centro-norte de GO e no DF. O risco de temporais é alto durante a tarde de quinta e com potencial para raios e ventania. Já em MS, a chuva mais forte se concentra no interior do estado, em forma de pancadas, mas que ainda intercalam aberturas de sol. Só não chove no sul e leste mato-grossense.


Região Nordeste

 

A chuva continua de maneira forte na Bahia, com risco de temporais, devido ao VCAN e a entrada de umidade ainda em decorrência da circulação de ventos. O risco para transtornos é alto em grande parte do Nordeste e a chuva aumenta em todas as capitais. Ainda será uma quinta com boas aberturas de sol em São Luís, Teresina e Salvador, mas, com condição de chuva forte, principalmente à tarde. O tempo fica mais encoberto - com mais nuvem, em Fortaleza, Natal, Recife e Maceió


Região Norte


A Região segue sem muitas mudanças em relação às condições de tempo. Ar quente e úmido ainda favorecendo nuvens de chuva em todos os estados, com risco de temporais no interior do Amazonas, leste do Acre, sul de Rondônia e do Tocantins. Todas as capitais, incluindo Manaus, com boas aberturas de sol e pancadas de chuva forte, principalmente à tarde.


Alertas meteorológicos 

 

Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h - no Amazonas, Acre, Tocantins, Amapá, Maranhão e Piauí e Ceará, com risco de chuva forte em todas as capitais do Norte e Nordeste. 


Alerta de temporal com raios e ventos variando entre 71 a 90 km/h - no leste e norte de MT, em GO, no DF, norte, oeste e sudoeste da Bahia, sul do Piauí, oeste do PE, norte de Minas e sul de Rondônia.


Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no sul baiano, em SP, litoral e sul do RS, toda a costa norte do Nordeste e nas capitais: São Luís, Fortaleza, Natal, Recife e Maceió. 


Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h em Vitória, Salvador, Natal, Maceió, Recife, Campo Grande, Manaus, Boa Vista, Belo Horizonte e Porto Velho.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias