Oferecido por
As condições meteorológicas continuam propícias para a formação de nuvens muito carregadas em quase todos os estados brasileiros, com potencial para temporais.
Neste sábado, uma frente fria que se formou na sexta-feira sobre o mar, na costa de São Paulo, avança para o Rio De Janeiro e no domingo chega ao Espírito Santo. A passagem desta frente fria vai aumentar a entrada de umidade sobre o Sudeste e mais nuvens de chuva forte vão se espalhar sobre todos os estados. Parte do Centro-Oeste também vai sentir um aumento das áreas de chuva.
A intensificação de ventos marítimos na costa da Região Sul, gerados por uma massa de ar frio de origem polar sobre o mar, vai ajudar a aumentar a chuva pelo litoral de Santa Catarina e do Paraná.
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no litoral da Região Norte.
Temporal sobre São Paulo (SP) (Foto de Graziela Hipólito)
Previsão do tempo para o Brasil para 20/01/2024 -sábado
Região Sul
Ainda tem muito ar quente e úmido sobre o Sul do Brasil para formar nuvens carregadas. Além disso, a intensificação de ventos marítimos na costa da Região Sul, gerados por uma massa de ar frio de origem polar sobre o mar, vai ajudar a aumentar a chuva pelo litoral de Santa Catarina e do Paraná.
Apenas no oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul tem um dia de sol e sem previsão de chuva. O centro-sul gaúcho tem sol e pancadas de chuva, mas que não devem causar problemas.
No norte e leste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica mais instável, com pancadas de chuva frequentes e períodos com sol. Há risco de fortes rajadas de vento e potencial para alagamentos especialmente no Paraná e no litoral catarinense.
Região Sudeste
Neste sábado, uma frente fria que se formou na sexta-feira sobre o mar, na costa de São Paulo, avança para o Rio de Janeiro e no domingo chega ao Espírito Santo. A passagem desta frente fria vai aumentar a entrada de umidade sobre o Sudeste e mais nuvens de chuva forte vão se espalhar sobre todos os estados
Não há previsão de chuva apenas para o extremo norte de Minas Gerais, em áreas próximas da divisa com a Bahia. Faz muito calor nestas áreas.
No Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro e na maioria das regiões de Minas Gerais, o sol aparece forte pela manhã e em parte da tarde e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. A chuva pode ser forte em vários locais.
No estado de São Paulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, a Grande Belo Horizonte e a Grande São Paulo, o tempo fica instável, com risco de chuva forte a qualquer hora. Há alerta para alagamentos e deslizamentos.
Região Centro-Oeste
O ar úmido volta a aumentar sobre o Centro-Oeste. O deslocamento de uma frente fria pela costa dos estados do Sudeste vai ajudar a formar mais nuvens de chuva em parte do Centro-Oeste.
Não chove apenas na região da Chapada dos Veadeiros.
O sol aparece forte no Centro-Oeste e há condições para pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em toda a Região. Mas na maioria das áreas da Região, estas pancadas de chuva serão isoladas, em sobre pequenas áreas e de curta duração.
A chuva será mais frequente e volumosa no centro, norte e oeste de Mato Grosso, no centro, sul e leste de Goiás.
Região Nordeste
O ar úmido está presente o interior do Nordeste e nuvens carregadas voltaram a se formar. A Zona de Convergência do Maranhão.
O dia é com sol forte e sem chuva apenas no sudoeste/ sul da Bahia, região de Bom Jesus da Lapa e do Planalto da Conquista.
No Maranhão, no Piauí, no sertão, no noroeste e centro-norte da Bahia, o sol aparece forte e ocorrem várias pancadas de chuva com raios, a qualquer hora. Pode chover forte em áreas do sertão e do Maranhão. Sol e pancadas de chuva fracas a moderadas no Ceará, Rio Grande do Norte e na faixa litorânea da Paraíba até o sul da Bahia.
Região Norte
Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Norte por causa do ar quente e úmido que predomina sobre a Região e da proximidade com áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical.
Sol e tempo seco, sem chuva, devem ser observados sobre a maioria das áreas de Roraima. Apenas o extremo sul deste estado terá pancadas de chuva.
No Amazonas, no Acre e no litoral do Amapá, mesmo com períodos de sol, as pancadas de chuva serão mais frequentes, a qualquer hora e podem ser fortes.
Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece forte por várias horas e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
Alertas meteorológicos para 20/01/2024 -sábado
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia, São Luís, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Macapá
Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no litoral do Paraná, centro, sul e leste de São Paulo (inclui a Grande SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte, litoral sul (região de Angra dos Reis/Paraty) e interior do Rio de Janeiro.
Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no sul e leste de Santa Catarina (inclui Vale do Itajaí e Grande Florianópolis), Paraná (exceto litoral), centro, oeste e norte de São Paulo,Grande Rio, região dos Lagos e litoral norte do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região da Serra da Canastra, Vale do Rio Doce, região do Caparaó e sul do Espírito Santo, sudeste de Goiás (divisa com Triângulo Mineiro), sul e leste de Mato Grosso do Sul, noroeste de Mato Grosso, Acre, norte e litoral do Amapá, sudoeste do Pará
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul (inclui Porto Alegre, serra gaúcha e litoral), serra, centro e oeste de Santa Catarina, Grande Vitória e região de Linhares (ES), região entre Ponta Porã e Campo Grande (MS), divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás, Goiânia e o centro-sul de Goiás, centro, oeste e norte de Mato Grosso, norte e nordeste da Bahia, sertão do Nordeste, centro, oeste, norte e litoral do Maranhão, Pará (exceto sudoeste e leste do estado, centro, sul e oeste do Amapá, Amazonas (exceto áreas próximas de Roraima e da Venezuela, Rondônia
Atenção para chuva moderada na faixa litorânea entre Pernambuco e a região de Salvador.