Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva aumenta no Sudeste e no Nordeste. Calorão termina no Sul.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

10 min de leitura

Oferecido por

As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical se espalham pela costa norte do Brasil e podem provocar chuva forte entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.

No Sul do Brasil, nuvens de chuva forte também cresceram sobre os três estados por causa do calor e do deslocamento de uma frente fria, que avança para a Região Sudeste nesta quarta-feira.

O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria se espalha sobre a Região Sul, mas ainda é o ar muito quente úmido que predomina sobre o país e mantém as condições para formação das grandes nuvens, que provocam pancadas de chuva típicas de verão.

 

Fim da onda de calor no Sul do brasil

 

A frente fria que avançou sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira põe fim à onda de calor que vinha influenciando a Região desde o começo de fevereiro.

 

Arco-íris duplo em Joanópolis em 13-2-24 (Foto: Carine Gama)

 

Previsão do tempo para o Brasil para 14/02/2024 -quarta-feira

 

Região Sul

A frente fria que avançou sobre a Região Sul na terça-feira de carnaval segue para o Sudeste, mas deixa áreas de instabilidade sobre o Sul do país, que ainda vão provocar chuva nos três estados. O ar frio de origem polar se espalha sobre o Sul aliviando o calor.

 

No leste do Paraná,  no Vale do Itajaí,  no litoral norte de Santa Catarina e na grande Florianópolis,  a  quarta-feira é nublada,  com chuva frequente que pode ser moderada a forte em várias horas. 

Nas demais áreas pelo interior do Paraná,  de Santa Catarina e também no norte do Rio Grande do Sul, o dia será com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, as há possibilidade do Sol aparecer de vez em quando. 

Na Grande Porto Alegre, no centro, sul, leste e sudoeste do Rio Grande do Sul,o sol vai aparecer na maior parte do dia,  sempre junto de algumas nuvens e não há previsão de chuva. 

A temperatura cai em todo o Sul do Brasil por causa da presença de ar frio de origem polar e também de muita nebulosidade e chuva frequente.

 

Região Sudeste

Uma grande mudança no tempo começa a ocorre nesta quarta-feira na região sudeste com a chegada de uma frente fria, que vai avançar pela costa de São Paulo e chegar ao Rio De Janeiro. O ar quente ainda predomina sobre o Sudeste e grande parte da Região ainda terá temperaturas bastante elevadas. Mas em várias áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro e no sul de Minas,  a passagem desta frente fria  causa grande queda de temperatura em relação aos últimos dias.

 

No norte e leste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, a quarta-feira será com muito calor e sol forte. Temperaturas próximas dos 40°C poderão ser observadas no norte mineiro. Vitória será uma das capitais mais quentes do país nesta quarta-feira

 

No Vale do Ribeira e no litoral sul de São Paulo, o dia será com predomínio de céu nublado e chuva.  Chove a qualquer hora e há risco de chuva forte e volumosa. 

Na Região de Sorocaba, de Campinas, na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e em outras áreas do litoral do estado de São Paulo,  a passagem da frente fria deixa o céu carregado de nuvens ao longo do dia e provoca várias pancadas de chuva com raios. Pode chover forte.  

No centro, norte e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, na Grande Belo Horizonte, Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, no estado do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo, ainda ocorrem em períodos com sol especialmente pela manhã, mas à tarde e à noite o tempo fica instável, com risco de fortes pancadas de chuva, ventania e raios.

 

Atenção: há risco de temporal nesta quarta-feira na Grande São Paulo, no Grande Rio e na Grande Belo Horizonte.

 

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste. Mas um sistema de alta pressão atmosférica também começou a influenciar a Região reduzindo as condições para a formação das grandes áreas de chuva.  

 

Nesta quarta-feira, o sol aparece forte em todo o Centro-Oeste. O calor aumenta em relação aos últimos dias e as capitais Cuiabá e Campo Grande estarão entre as mais quentes do país.

 

Não há previsão de chuva para a região da Chapada dos Veadeiros e nem para o Distrito Federal 

 

Nas demais áreas do Centro-Oeste, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, por causa  do calor, e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em toda a Região. Mas a chuva vai ocorrer de forma isolada e não deve ser volumosa como ocorreu em vários locais durante o carnaval.

 

Região Nordeste

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido provocam nuvens carregadas em grande parte do Nordeste. 

 

Nesta quarta-feira, o tempo fica firme o dia todo, sem chuva, apenas no Vale do São Francisco, na Bahia, e no sul baiano. 

No oeste da Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí, o sol aparece forte, mas há previsão de algumas pancadas de chuva passageiras.

 

Para todas as outras áreas do Nordeste, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva com raios que podem ocorrer a qualquer hora, mas o sol aparece um pouco

 

Pode chover com moderada a forte em todas as capitais do Nordeste.

 

Região Norte

A presença de muito ar quente e úmido e das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região Norte.

 

Amazonas, Acre, Pará, Amapá, sul de Roraima e norte de Rondônia passam esta quarta-feira com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

 

No restante da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia e as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte

 

Alertas meteorológicos para 14/02/2024 -quarta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

 

Aviso especial: perigo de temporais, de chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos, e rajadas de vento acima de 91 km/h no centro, sul e leste do Paraná (inclui Grande Curitiba), no sul e centro-leste de São Paulo (inclui Grande São Paulo), Grande Rio e centro-sul do estado do Rio de Janeiro, zona da mata mineira, parte sul do Sul de Minas

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no noroeste, Vale do Itajaí (SC), centro, norte e leste de Santa Catarina, oeste, sudoeste e norte do Paraná, sudoeste, centro e norte de SP, sul de MG, Grande Belo Horizonte litoral, norte/noroeste do Rio Janeiro, centro-norte do Maranhão e do Piauí, Ceará, leste e litoral de Pernambuco, sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte litoral do Amapá, sul de Roraima, oeste e sudoeste do Amazonas, Acre.

 

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no serra do Rio Grande do Sul, oeste e centro-sul de Santa Catarina, oeste e noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul do Espírito Santo e Grande Vitória, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, centro, leste e sudeste do Amazonas, norte e leste de Roraima, Pará, norte do Tocantins, interior do Amapá, centro, sul e oeste do Maranhão, centro do Piauí, centro, norte e leste do Rio Grande do Norte, centro e leste da Paraíba, interior de Pernambuco, Alagoas, litoral norte da Bahia e Recôncavo.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias