Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar seca no centro-sul do pais e chuva aumenta no Norte/Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Uma massa de ar quente e seco ganha força sobre o centro-sul do Brasil reduzindo a umidade, a nebulosidade e as condições para chuva. Esta massa de ar seco deixa o Sul do Brasil, centro-sul de Mato Grosso do Sul e grande parte de São Paulo com poucas nuvens.

 

O ar quente e úmido ainda predomina sobre a maior parte do país e mantém as condições favoráveis à chuva em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, do Nordeste e no Norte.  

 

Uma frente fria se forma no mar, na costa entre o Espírito Santo 

 


As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil

 

Ar seco ganha força no centro-sul do Brasil (Foto: Getty Images)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 12/03/2024 -terça-feira

 

Região Sul

 

O ar quente e seco predomina sobre o Sul do Brasil reduzindo a umidade, a quantidade de nuvens e as condições para chuva. 


A maior parte da Região Sul tem um dia com sol forte, calorão à tarde e algumas nuvens, mas sem chuva.


No extremo sul do Rio Grande do Sul, na região do Chuí, o sol vai aparecer, mas podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora.

 


Região Sudeste

 

Uma massa de ar seco está ganhando força sobre o Sudeste reduzindo a chance de chuva em parte da Região. Mas uma frente fria se forma no mar, na costa do Espírito Santo 

 

Terça-feira com muito sol e calor no estado de São Paulo. Pancadas de chuva ocorrem apenas no extremo norte do estado, na Mantiqueira, na região de Ubatuba e no Vale do Paraíba. 

 

Dia de sol e sem chuva no Sul de Minas. Mas as demais regiões mineiras terão pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 

O estado do Rio De Janeiro tem sol e algumas pancadas de chuva, que não vão causar transtornos para a população.  

 

No Espírito Santo, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes. 

 


Região Centro-Oeste

 

O ar seco está ganhando força sobre o Mato Grosso do Sul, mas o ar úmido e quente ainda predomina sobre a Região Centro-Oeste.

 

Sol, calorão e tempo seco predominam no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. O restante do estado tem sol e calor também, mas há chance de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, mas que não devem ser fortes.

 

Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal têm um dia com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios principalmente  à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. 

 


Região Nordeste

 

A combinação de calor e umidade do ar elevada e a presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical mantém as condições para chuva por quase todo o Nordeste. Vale lembrar que a água do mar com temperatura acima do normal ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.

 

Terça-feira com com predomínio de sol e tempo seco, sem chuva, no centro e norte da Bahia, no interior de Sergipe e de Alagoas e no sertão de Petrolina (Pernambuco). Pancadas de chuva isoladas e com pouco volume são esperadas nas outras áreas do interior baiano e no litoral centro e norte do estado, incluindo Salvador. Mas o sul da Bahia fica em alerta para temporais! 

 

Sol e chuva passageira no litoral de Sergipe e de Alagoas, no sul do Piauí e extremo sul do Maranhão.

 

Nas demais áreas do Nordeste, as pancadas de chuva serão frequentes, intercaladas com períodos de sol, e há maior risco de temporais e de chuva volumosa que pode causar problemas para a população. Há risco de raios. 

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e a influência da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a Região.

 

Quase toda a Região Norte tem mais dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a à noite. Há risco de chuva forte, exceto no Acre, no norte de Roraima e na maior parte do Tocantins.

 

A chuva mais volumosa deve ocorrer no oeste do Amazonas, no Amapá e no litoral do Pará.

 


Alertas meteorológicos para  12/03/2024 -terça-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Brasília, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h extremo nordeste de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha, sul da Bahia, sertão da Paraíba, sul do Ceará, região central do Piauí, ilha de Marajó, Amapá (exceto oeste do estado), oeste do Amazonas. 

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h norte do Espírito Santo, Grande Belo Horizonte, centro, oeste, noroeste e leste de Minas Gerais, divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e com Goiás, estado de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso norte e litoral de Pernambuco, agreste, zona da mata e litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte, interior do Ceará (exceto sul do estado), centro-norte do Piauí, Maranhão (exceto extremo sul e litoral), extremo norte do Tocantins, Pará, oeste do Amapá, centro-sul de Roraima, Amazonas (exceto oeste do estado), Rondônia.

 

Atenção para chuva moderada no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará

 

Atenção com o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30%, no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sul, oeste,  centro e norte do Paraná, centro-oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul, centro e norte de Roraima 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias