Aprenda 4 receitas de chás que fazem bem à saúde

03/07/2017 às 09:36
por Redação

Atualizado 03/07/2017 às 09:50

Oferecimento
Tem até chá para emagrecer!

Além de saborosa, bebida tem fins medicinais e relaxantes para ajudar a enfrentar o frio


Durante o inverno, a gente não vê a hora de o dia acabar para tomar um banho quente e se enfiar debaixo das cobertas. Preferencialmente, depois de tomar uma bebida bem quente para dormir tranquilo e relaxado. É nessas horas que o chá vira um dos melhores amigos. Além de ajudar a aquecer o organismo, os chás beneficiam a saúde, auxiliando na digestão. Alguns até oferecem propriedades medicinais, como polifenóis e catequinas, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo contra derrames e infartos.

 
Outras opções como a erva-doce e a hortelã atuam como expectorante, enquanto o chá de alcaçuz e alecrim reduz a produção de muco e desobstrui as vias aéreas. Há ainda versões de chá para quem quer emagrecer, como o famoso chá verde. Mas fique atento porque não vale adicionar adoçante na bebida.

 

Confira abaixo algumas receitas de chá que separamos para mantê-lo aquecido e  saudável durante o inverno.


Chá de limão, mel e gengibre

Além de conter propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também age bem contra dores na garganta, musculares e tendinite. O preparo é bastante simples: basta adicionar limão, uma colher de mel e um pedaço de aproximadamente cinco centímetros de gengibre para cada litro de água. Ferva a água e o gengibre juntos.

 

Além dos chás, as sopas também são uma ótima escolha nesse inverno! Veja as receitas de sopa que separamos para você!

 

Menta

Considerado um clássico, o chá de menta, além de simples, é muito indicado para o tratamento de problemas digestivos. Para prepará-lo, bastam acrescentar algumas folhas da planta e uma colher de suco retirado do limão na água quente.


 

Laranja Amarga

Para quem busca receitas que intensifiquem o processo de emagrecimento, o chá de laranja amarga é a escolha ideal. Como a bebida é preparada apenas com a casca da fruta, suas substâncias se potencializam. A pectina e a sinefrina são responsáveis, respectivamente, pela sensação de saciedade e por acelerar o metabolismo, ajudando a queimar as gorduras. O preparo é um pouco mais trabalhoso: moa a casca da laranja – sem a película branca –, adicione água fria e deixe de molho por 24 horas. Pode aquecê-la após o período.

 

Mantenha-se saudável nas Festas Juninas! Veja quais as comidas típicas que não engordam!

 

Chá com maçãs

Responsável por ajudar na prevenção da gripe, o chá deve trazer um componente muito importante: a canela. São dois pedaços da versão em pau, quatro cravos, um litro de água e uma maçã cortada em pedaços pequenos. Ferva a água e acrescente a fruta. Deixe descansar com as canelas para pegar gosto. Depois é só servir.

 

Aproveite o inverno para conhecer Porto Alegre e não deixe de conferir nosso roteiro para aproveitar a cidade em um fim de semana!

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%