Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fumaça de queimadas cobre Porto Velho (RO)

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Pelo terceiro dia consecutivo, o aeroporto de Porto Velho, capital de Rondônia, amanheceu com visibilidade prejudicada pela fumaça. Entre 7h e 9h, pelo horário de Brasília, a visibilidade horizontal nas pistas era da 3000 metros. No começo da manhã do domingo, 15, a visibilidade chegou a baixar para 1400 metros.

A imagem em alta resolução captada no domingo, 13, pelo satélite Terra/MODIS, operado pela NASA, dos Estados Unidos, mostra grande quantidade de focos de fogo (pontos vermelhos) ao redor de Porto Velho. Nota-se também uma camada de nuvens cirrus, finas, que forma uma espécie de véu esbranquiçado sobre a cidade.

 

 

Os focos de fogo são das queimadas que ainda ocorrem em grande quantidade nesta época do ano. Pelo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas, nas últimas 48 horas, Porto Velho era o município com maior quantidade de focos de fogo no país.

No decorrer da semana, há previsão de pancadas de chuva por todo o Estado de Rondônia. Mesmo não sendo generalizadas, estas pancadas de chuva vão ajudar a diminuir os focos de fogo.

 

 

 

Confira a previsão para a Região Norte

 

Recorde de calor em Manaus

 

Manaus, capital do Amazonas, bateu o recorde de calor para 2015 sucessivamente nos últimos quatro dias. O recorde agora é de 38,6°C que foi medido na tarde do domingo, 13 de setembro, pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Este valor superou as marcas do dia 12, 38,2°C, dia 11, com 35,5°C e do dia 10, quando a temperatura chegou aos 37,1°C.

Todos estes dias foram ensolarados e sem chuva. Uma grande massa de ar seco ganhou força sobre a Região Norte na semana passada e reduziu a nebulosidade também em Manaus. Esta massa de ar seco já enfraqueceu e as condições para pancadas de chuva aumentam novamente esta semana.

 

 

 

Confira a previsão de chuva para o Brasil para os próximos 5 dias

 

 

 

Cachoeiras e montanhas: 10 sugestões para inspirar você a passear pelo Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias