BR em alerta para o ar muito seco

12/07/2016 às 11:21
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/07/2016 às 12:08

Oferecimento
PI, PB, GO, MT, MS, RN, TO, SP, MG com ura entre 12% e 20%

Um grande sistema de alta pressão atmosférica influencia o Brasil e causa uma forte subsidência do ar. É este efeito que tem deixado muitas áreas do país com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu há vários dias. A subsidência também deixa o ar muito seco. A secura do ar é uma das características mais marcantes do inverno no Brasil. É época de estiagem em grande parte do país.

O mapa mostra como estava umidade relativa do ar (ura) no Brasil às 15 horas de 11 de julho de 2016, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A maioria das áreas do país estava com menos de 60% de umidade no ar. Este é o nível mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde para o conforto e saúde do ser humano.


 

Mas a realidade é que a população de vários estados brasileiros está convivendo há várias semanas com um ar muito seco, com umidade muito abaixo dos 60%, por muitas horas consecutivas. Na tarde da segunda-feira, 11 de julho, o nível de umidade no ar ficou entre 12% e 20% (situação de alerta) em áreas dos estados do Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

 

O ar muito seco vai continuar se observado nos próximos dias em grande parte do Brasil. Áreas de instabilidade e uma frente fria provocam chuva no Sul até o sábado. Várias áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo também podem ter um pouco de chuva entre a sexta-feira e o sábado. Mas a chance de chover nos demais estados do Sudeste, do Centro-Oeste, no Tocantins e na maior parte do Nordeste é remota pelo menos até o domingo.

 

Aqui estão algumas dicas que vão ajudar você a diminuir o desconforto da secura do ar neste inverno:

O que fazer para se prevenir das doenças respiratórias

Cuidados especiais com a pele durante o inverno

Saiba mais:
Você sabe como se mede a umidade relativa do ar? Veja no Explicando o Tempo e aproveite para conhecer de perto uma estação meteorológica.




CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

31°
max

0mm / 0%