Inverno tem 40°C no Norte e no Nordeste

14/07/2016 às 22:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor está excessivo para julho

 A variabilidade climática no Brasil é muito grande por causa de sua extensão latitudinal.

Inverno no Brasil significa frio, neve e geada só no centro-sul do país. Na maioria das áreas do Norte, do Nordeste e em parte Centro-Oeste e até do Sudeste, inverno significa dias de seca, de céu azul e muito calor. As madrugadas podem ser frescas, mas com sol forte o dia todo, sem chuva e sem a influência do ar polar, a temperatura fica muito elevada.

A região sul do Pará, o Tocantins, o interior do Nordeste, de forma geral, já estão vivendo o período de estiagem. Palmas, capital do Tocantins, vem sendo um dos lugares mais quentes do país neste mês de julho. Mas nesta quinta-feira, 14, a região de Carolina, no sul do Maranhão, e de Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará, na divisa com o Tocantins, esquentaram demais! Os aeroportos destas cidades registraram 40°C durante a tarde!

 

 

 

Não há nenhuma expectativa de chuva pelo menos até a próxima segunda-feira, doa 17. Mas no decorrer da semana que vem, com a chegada de uma frente fria ao litoral norte da Bahia, um ar fresco poderá se espalhar até o sul do Maranhão e sobre Tocantins. A chance de alguma chuva é remota, mas pode ocorrer um aumento de umidade e de nebulosidade.

Além do ar muito quente, durante o período de estiagem, a população do centro-norte do Brasil convive com um ar extremamente seco. Níveis de umidade relativa do ar abaixo dos 30% são registrados quase todos os dias.

 

No Clima de Viagem: conheça as belezas de algumas chapadas do Brasil

 

Temperaturas iguais ou acima dos 40°C são comuns nestas áreas em muitos dias entre o fim do inverno e durante a primavera, antes de começar a temporada de chuva do verão. Mas para julho, é um calor excessivo. Para comparação, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura em julho em Carolina, desde 1961, foi de 37,9°C em 30 de julho de 2006. No dia 12 de julho deste ano, a temperatura já alcançou 37,6°C. A região do aeroporto de Carolina em geral é mais quente do que o local de medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Em Conceição do Araguaia, a maior temperatura em julho desde 1962, foi 39,0°C, em 22 de julho de 1996. Este mês, a temperatura já chegou aos 38,0°C, no dia 8 de julho.

Veja como varia a temperatura e a chuva durante o ano em Carolina.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%