Frente fria provoca chuva em SP

17/08/2016 às 19:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/08/2016 às 22:27

Oferecimento
Calor diminui no sul e leste do estado

Frente fria avança pelo litoral de SP

As áreas de instabilidade de uma frente fria avançam sobre o centro-sul e leste do estado de São Paulo espalhando nuvens carregadas que se espalham sobre o litoral e também sobre a capital e Grande São Paulo.

Por volta das 22 horas, a chuva começou a entrar na capital e Grande São Paulo e foram detectadas pelos radares Climatempo-USP.

Acompanhe o deslocamento da chuva pelos radares Climatempo-USP

 

Fique atento: grandes mudanças de temperatura ocorrem nos próximos dias

 

Esta frente fria também provocou fortes rajadas de ventos na Grande São Paulo nesta noite. No aeroporto de Congonhas, uma rajada chegou aos 57 km /h às 19h33. Às 20 horas, outra rajada alcançou 68 km/h. No Mirante de Santana, na zona norte, às 20 horas, uma rajada chegou aos 64 km/h pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Pancadas de chuva ocorrem na noite desta quinta-feira e madrugada da sexta-feira em áreas da capital e da Grande São Paulo, no litoral, no sul e leste do estado. A região de Campinas também pode ter chuva. Há risco de raios e de chuva moderada.

Na imagem do radar meteorológico de São Roque (Aeronáutica), as nuvens carregadas são indicadas pelas manchas vermelhas.

 

Imagens do radar meteorológico de São Roque, operado pela aeronáutica, detectavam chuva entre Peruíbe e Santos às 19h20.

 

 

No Guarujá, depois de um dia ensolarado e muito quente, com temperatura de até 34°C, a chegada da frente fria fez o vento virar forte para oeste por volta das 19h20, com rajadas de 61 km/h conforme registro da base aérea do Guarujá.

 

Grandes mudanças no tempo estão previstas para o fim de semana. A temperatura volta a cair muito!

 

  

Pode nevar no Sul do Brasil no fim de semana!

 

Transformação do céu

As duas imagens a seguir são do céu da cidade de São Paulo por volta das 20 horas de 17/08/16, quando nuvens carregadas da frente fria se espalharam sobre a capital paulista.

 

 

 

 

As duas imagens abaixo mostram o céu da capital e de Osasco na manhã de 17/08/16. O sol predominou o dia todo na Grande São Paulo e fez calor antes da chegada da frente fria.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%