Agosto de muita chuva em São Paulo e Curitiba

31/08/2016 às 15:09
por Maria Clara Machado

Atualizado 31/08/2016 às 16:51

Oferecimento
Veja a anomalia de chuva em todo o BR

O mês de agosto está terminando com chuva acima da média histórica em algumas capitais do país, entre elas, Curitiba e São Paulo, que acumularam grande volume de chuva. "Foi um mês marcado por passagens sucessivas de frentes frias e o avanço de áreas de instabilidade", explica o meteorologista Marcelo Pinheiro.  


Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), agosto está acabando com cerca de 166 milímetros de chuva acumulada em Curitiba, mais do que o dobro da média Climatológica na capital, que fica em  torno de 75 milímetros.  Em São Paulo, o total acumulado de chuva do mês alcançou 82,4 milímetros na manhã desta quarta-feira (31), sendo que a média histórica de agosto é de 39,6 milímetros. 

Outras capitais que superaram a média de chuva de agosto foram Goiânia e Brasília. Já choveu em Goiânia 15,7 milímetros e a média para o mês é de  12,7 milímetros. Brasília chama a atenção com quase o dobro da média de chuva de agosto. O total já atingiu 21 milímetros e a média de agosto é de 12,8 milímetros.


Chuva de menos
Por outro lado, as cidades de Florianópolis e de Porto Alegre estão fechando o mês com déficit de chuva. A capital catarinense teve cerca de 17% de chuva abaixo do normal, enquanto a capital gaúcha ficou com quase 40% de chuva abaixo da média. 

A falta de chuva também foi grande em Belo Horizonte, em Vitória e em Cuiabá. Até a manhã desta quarta-feira, Belo Horizonte acumulava um total de 0,4 milímetros, sendo que a média do mês é de 13,7 milímetros. Em Vitória, o acumulado chega a 7,3 milímetros, e a média é de 55 milímetros. Cuiabá registrou 4,5 milímetros e a média de agosto é de 11,4 milímetros. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Na Região Norte do Brasil, todas as capitais encerram o mês com chuva abaixo da média histórica. Chama a atenção a chuva 72% abaixo da média em Porto Velho, 45% abaixo da média em Macapá e 44% abaixo da média em Boa Vista. No Nordeste, a maioria das capitais também termina agosto com chuva de menos. Apenas Salvador e Fortaleza tiveram chuva acima da média. Salvador com 23% acima da média e Fortaleza com 69% acima da média.  


O mapa de anomalia de chuva no Brasil até o dia 30 de agosto indica em tons azuis as áreas que registraram chuva acima da média histórica do mês. Nos tons em amarelo e laranja, aparecem as áreas com chuva abaixo da média climatológica do mês. Confira as cinco Regiões do país:

  

Veja também: 

Balanço Agosto: frio, chuva e ventania

Especiais La Niña:
Que La Niña é esta?

La Niña pode influenciar o verão no Brasil
Como fica a temperatura com a La Niña?
O que tirou a chuva do leste do Nordeste?

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

20mm / 90%