Chuva aumenta no sul da Região Norte

23/09/2016 às 20:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
AC, RO e TO podem ter chuva forte

Uma grande mudança nas condições do tempo ocorreu sobre o Norte do Brasil nas últimas 48 horas. Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o sul da Região espalhado nuvens carregadas sobre o Acre, Rondônia, sul do Amazonas, do Pará e sobre o Tocantins. As pancadas de chuva aumentaram e ficaram mais fortes desde a tarde de 22 de setembro. Em Palmas, capital do Tocantins, já choveu cerca de 52 mm em setembro, muito acima da média normal para o mês que é de aproximadamente 20 mm.

O Tocantins e Mato Grosso foram os estados que receberam mais chuva no período entre a manhã do dia 22 e a manhã de 23 de setembro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

 

Chuva no Acre

Na tarde desta sexta-feira, 23, choveu forte sobre áreas do Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 40 mm em Cruzeiros do Sul, em apenas 2 horas de chuva. Porém, até o fim da tarde não havia chovido na região de Rio Branco.

O estado do Acre vive uma situação crítica provocada pela chuva reduzida desde o início do ano. Os reservatórios para abastecimento de água para a população estão muito baixos.

 

 

Chuva aumenta nos próximos dias

A presença das áreas de instabilidade será sentida no fim de semana em todo o sul da Região Norte mantendo as pancadas de chuva frequentes. Pode chover forte em vários locais. Porém, a deficiência de água é muito grande e esta chuva de agora não será suficiente para causar uma elevação substancial no nível dos rios e dos reservatórios para abastecimento. Mas é apenas o começo da chuva que vai aumentar nos próximos dias.

Acre, Rondônia, o sul do Amazonas, sul do Pará e o Tocantins vão continuar sendo beneficiados com mais chuva pelo menos nos próximos 15 dias. Estas regiões devem receber os maiores volumes de chuva no país neste período.

O mapa mostra a distribuição da chuva sobre a Região Norte para os próximos 15 dias.

 

 

Confira a previsão climática para a primavera de 2016 na Região Norte

 

Amapá vive o "verão amazônico"

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

30mm / 83%

Rio Branco - AC

24°
min

31°
max

5mm / 90%