PR ainda pode ter temporais hoje

02/11/2016 às 11:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ventos passaram de 100 km/h no Sul

Ventania e chuva forte em SC e no PR

As áreas de instabilidade associadas a uma nova frente fria avançaram sobre Santa Catarina e Paraná provocando temporais, como já havia acontecido sobre o Rio Grande do Sul na terça-feira, 1 de novembro.

As nuvens carregadas se espalharam sobre Santa Catarina e Paraná na madrugada provocando muita chuva e ventania. Algumas rajadas de vento superaram os 80 km/h. Em Iracaíma, na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul, uma rajada 109 km/h às 10 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Dois Vizinhos, no sul do Paraná, duas rajadas alcançaram 94 km/h às 5h e 6h.

Em Bom Jardim da Serra, na região do Morro da Igreja, na região serrana de Santa Catarina, o INMET registrou três rajadas de vento consecutivas acima de 100 km/h. A mais intensa ocorreu às 3h da madrugada (horário de Brasília) e foi de 112 km/h.

No período entre 10h do dia 1 e 10h de 2 de novembro, os maiores volumes de chuva  sobre Santa Catarina e Paraná ficaram entre 40 mm a 60 mm, segundo o INMET. Foz do Iguaçu (PR) acumulou 60 mm neste período.

 

 

Risco de temporais no PR

A parte mais intensa das áreas de instabilidade da frente fria se afasta do Paraná e de Santa Catarina no decorrer da tarde desta quarta-feira, mas cidades do centro-norte e do leste do Paraná, incluindo a região da Grande Curitiba, ainda ficam sujeitas a chuva forte. O risco de temporais diminui no decorrer da noite.

O feriado de Finados segue com muitas nuvens no oeste e sul do Paraná e sobre Santa Catarina. Ainda há condições para chuva, mas com fraca a moderada intensidade e em geral sem raios. As nuvens de temporal já passaram por estas áreas e no decorrer da tarde o risco de novas tempestades é baixo. O ar polar que avança sobre a Região Sul colabora para manter e a temperatura amena à tarde e à noite.

 

 

Chuva para no RS

Após as tempestades da segunda-feira, 1 de novembro, a maioria das áreas do Rio Grande do Sul segue o dia de Finados com muitas nuvens, mas apenas com possibilidade de chuva leve e garoa na parte norte do estado. Pode garoar também na Grande Porto Alegre.

 

A semana segue seca no Rio Grande do Sul e sobre a maioria das áreas de Santa Catarina, mas deve voltar a chover sobre o Paraná. Confira a previsão para a Região Sul para os próximos dias.

 

Ciclone extratropical deixa mar agitado no RS e no sul de SC

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%

Curitiba - PR

17°
min

28°
max

25mm / 80%