Novembro chuvoso em Vitória (ES)

25/11/2016 às 22:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Já choveu três vezes mais do que em 2015

Abençoado novembro! Os capixabas devem ter agradecido muito aos céus pela chuva de novembro de 2016. Foi ela, especialmente a chuva que caiu entre os dias 12 e 23 que tirou Vitória, a capital do Espírito Santo, da situação de racionamento de água.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre os dias 1 e 25 de novembro choveu 218,1 mm sobre Vitória, total que já representa 28% acima da média histórica que é de aproximadamente 170 mm. Novembro de 2016 está sendo o mais chuvoso em Vitória desde 2013, quando foram acumulados 351,1 mm, um volume de chuva excepcionalmente elevado.

 

 

Os anos de 2014 e 2015 foram marcadamente secos no Espírito Santo e em praticamente toda a Região Sudeste. A chuva de novembro de 2016 está cerca de três vezes e meia superior ao observado em novembro de 2015, que teve um total de 61,2 mm acumulados. Em relação a novembro de 2014, quando choveu 68,7 mm, a chuva de novembro de 2016 está cerca três vezes maior.

 

  

 

 

Vai para a praia? Cuidado com os perigos que vem do mar

 

Depois de tantos dias úmidos, a chuva dá uma pequena trégua aos capixabas no último fim de semana de novembro. As áreas de instabilidade sobre a região do Espírito Santo e do norte de Minas Gerais enfraquecem com o afastamento de uma frente fria. O sábado ainda será com muitas nuvens, mas não deve chover e o sol aparece especialmente durante a tarde. Muitas áreas do Espírito Santo, especialmente as cidades serranas, ficam nubladas no começo da manhã, com muita névoa. Até mesmo a Grande Vitória pode ter esta névoa. Mas isto é comum depois de tantos dias com chuva.

Para o domingo, a previsão é de que  sol apareça forte sobre o Espírito Santo. O dia será quente! O tempo seco predomina no estado até a próxima terça-feira.

 

 

Novembro termina com chuva

A chuva volta a ocorrer no último dia de novembro com a aproximação de uma nova frente fria. Para alegria da maioria dos capixabas, a previsão é de que a chuva continue em dezembro. O mês também promete volumes de chuva elevados no estado.

 

Chuva alaga no ES

 

Chuva voltou volumosa sobre o ES

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

23°
min

29°
max

18mm / 80%