Previsão para o Natal 2016

20/12/2016 às 17:16
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/12/2016 às 11:21

Oferecimento
Como será o primeiro fim de semana do verão?

A primeira quinzena de dezembro já trouxe vários temporais para todas as Regiões do Brasil. Como é normal nesta época, o ar quente e úmido já está espalhado sobre o país facilitando a formação das nuvens carregadas que provocam a chuva forte, com raios e às vezes também com ventania. Tudo isto causa muitos transtorno e tristeza para as pessoas. Oficialmente, o verão começa nesta quarta-feira (21), às 8h44, horário de Brasília e o primeiro fim de semana da nova estação será especial, pois coincide com as comemorações do Natal.

 

Região Sul

Na Região Sul, a passagem de uma frente fria pelo mar deixa o tempo mais instável no fim de semana de Natal. Para o dia 24 de dezembro, Rio Grande do Sul,  o leste de Santa Catarina e do Paraná estão sujeitos a chuva a qualquer hora do dia intercalando períodos de sol. Com o excesso de nuvens e a chuva, a véspera de Natal terá uma temperatura amena nas cidades serranas, principalmente à noite. Mas nas outras áreas, a sensação será de calor. Nas outras áreas do Paraná e de Santa Catarina, o dia será de sol, calor com sensação de abafamento. Podem ocorrer temporais isolados à tarde e à noite.

 

Acompanhe a previsão para a Região Sul

 

Nas capitais do Sul, a noite de Natal será abafada, com sensação de calor. O risco de chuva é alto para Curitiba e Florianópolis, podendo chover até com moderada intensidade. Porto Alegre passa a noite de Natal com muitas nuvens, mas a expectativa é de chova só no começo da noite.

O dia de Natal, 25 de dezembro, promete mais chuva e raios para o Sul do Brasil. Há risco de temporais! O ar fica abafado e outra frente fria se aproxima da Região. As pancadas de chuva vão ocorrer especialmente à tarde e à noite. A fronteira com Uruguai terá chuva desde cedo.

 

Região Sudeste

O primeiro fim de semana do verão vai ter a cara da estação no Sudeste. A véspera de Natal será marcada por muito sol e calor na Região. Vai dar praia quase o dia todo. Só o litoral sul de São Paulo terá muitas nuvens desde cedo e até possibilidade de chuva já pela manhã. Na Baixada Santista, no litoral norte de São Paulo e no litoral do Rio De Janeiro, as pancadas de chuva só devem ocorrer no fim da tarde e em parte da noite. Em todo o centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o dia 24 de dezembro será um dia com muito sol, algumas nuvens, mas sem chuva! As demais áreas do Sudeste também terão sol e calor, mas não dá para descartar o risco de temporais isolados a partir da tarde por causa do ar abafado.

 

Veja como ficará o tempo nos primeiros dias do verão na Região Sudeste

 

A noite de Natal será com sensação de abafamento em todo o Sudeste. Nas capitais, o risco de chuva é alto apenas em São Paulo. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, se chuva ocorrer, será no começo da noite, rápida, e não deve atrapalhar as festas. Em Vitória, a noite de Natal deve ser com tempo firme, calor, sem chuva.

No domingo, 25 de dezembro, dia de Natal, a Região Sudeste continua quente e dá para aproveitar a praia. No norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, o dia será com sol forte e sem chuva. As outras áreas da Região Sudeste também terão sol, mas com muita nebulosidade. Com o calor, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Pode chover forte!

 

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, muita umidade, ar abafado e mais chuva para o Natal. A previsão é de um fim de semana de sol  e calor. A sensação de abafamento será grande. Por causa do tempo quente, úmido e abafado são esperadas pancadas de chuva em geral à tarde e à noite em praticamente toda a Região. A chuva não será generalizada e não vai se prolongar por muitas horas, mas vem com raios e pode ser forte. No dia 24 de dezembro, não deve chover na região do Distrito Federal, em Goiânia e nem no centro-leste e no norte de Goiás.  

 

Confira a previsão para o Centro-Oeste nos primeiros dias do verão

 

O calor vai marcar a noite de Natal nas capitais do Centro-Oeste. Para Brasília, a previsão é de tempo seco. GoiâniaCampo GrandeCuiabá podem ter rápidas pancadas de chuva até o começo da noite, mas depois o tempo fica seco.

Para o dia 25 de dezembro, a previsão é de outro dia com muito calor, sol e pancadas de chuva co raios à tarde e em parte da noite em praticamente todo o Centro-Oeste. A chance de chover é baixa no oeste de Mato Grosso do Sul.

 

Região Norte

No Norte do Brasil, o Natal será marcado por calor, muitas nuvens e mais chuva. As áreas de instabilidade continuam bastante ativas na véspera de Natal deixando quase toda a Região Norte com muitas nuvens o dia todo e chuva frequente, que por vezes podem ser fortes. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite. Em Rondônia, Acre e no centro-sul do Amazonas, o sol aparece forte e as pancadas só devem ocorrer a partir da tarde. Em Palmas e no centro-sul e leste do Tocantins, o tempo firme, sem chuva, apesar do calor intenso.

Todo o Norte fica muito abafado na noite de Natal. Nas capitais, o risco de chuva é alto em Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Porto Velho e Rio Branco. A chance de chover na noite de Natal é baixa apenas em Palmas, capital do Tocantins.

 

No dia 25 de dezembro, o tempo fica mais instável em quase toda a Região Norte. Em Palmas e no centro-leste e sul do Tocantins, o sol fica forte e não deve chover. Para os demais áreas, a previsão é de um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol ou só o mormaço. Há risco de raios e de chuva forte em todos os estados.

 

 Região Nordeste

Já no Nordeste, o Natal será marcado por muito sol e calor. Mas, também vai ter um pouco de chuva no interior e nas praias! Mas a chuva que ocorrer será rápida e não vai se prolongar por muitas horas. No dia 24, véspera de Natal, não deve chover no sul do Piauí, nem no sertão da Paraíba, de Pernambuco, no interior de Sergipe e de Alagoas e nem no interior da Bahia. Nas praias, a faixa entre o Maranhão e Pernambuco terá muitas nuvens, chuva a qualquer hora e alguns períodos com sol. Sol e pouca chuva no litoral entre Alagoas e o sul da Bahia.

 

Confira a previsão para a Região Nordeste 

 

A noite de Natal será bem quente e abafada em todas as capitais do Nordeste. A chance de chover à noite é baixa em Salvador, Aracaju e Maceió. As outras capitais, podem ter chuva com até moderada intensidade.

No dia 25 de dezembro, quase toda a Bahia, o oeste de Pernambuco e o sul do Piauí terão muito sol e não há previsão de chuva. Pode chover rápido no litoral da Bahia, mas o sol aparece. As outras áreas do Nordeste terão períodos com sol e pancadas de chuva no decorrer do dia.

 

Paula Soares da outras dicas para você de como será o Natal e o primeiro fim de semana do verão! Boas Festas!

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

33°
max

20mm / 90%

Cuiabá - MT

24°
min

34°
max

8mm / 90%