São Paulo com menos 30°C

12/01/2017 às 22:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pancadas de chuva continuam

O poder de derrubar a temperatura de um céu cheio de nuvens, chuva e pouco sol foi comprovado na tarde da quinta-feira, 12 de janeiro. Em São Paulo, depois de 23 dias consecutivos com temperatura igual ou acima dos 30°C, os termômetros não passaram dos 26°C. Foi a tarde mais fresca na capital paulista desde o início de verão, que começou em 21/12/2016, e também desde o dia 17 de dezembro de 2016, quando a temperatura máxima foi de 25,8°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana. Nesta quinta-feira, a temperatura máxima medida pela estação automática do Mirante foi de 25,9°C.

Mas ventos frios de uma fraca massa de ar polar também ajudaram a aliviar o calorão. Eles voltaram a soprar sobre o estado de São Paulo com a passagem de uma frente fria pela costa paulista.

 

 

 

Frescor por pouco tempo

Esta frente fria tecnicamente avançou para a costa do Rio De Janeiro e deixa parte de sua instabilidade sobre o estado de São Paulo nesta sexta-feira. Isto significa outro dia menos quente, com muitas nuvens e mais chuva em várias regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo.

Mas para o fim de semana, a previsão é de que quantidade de nuvens diminua sobre São Paulo, o que vai permitir que o sol volte forte por todo o estado elevado novamente a temperatura.

Veja como vai se comportar a temperatura na cidade de São Paulo

 

Mais chuva

A umidade do ar elevada, calor e a permanência de áreas de instabilidade sobre São Paulo provocam mais chuva nesta sexta-feira por todo o estado.

Na região entre o litoral norte paulista, a Serra da Mantiqueira e a região de Ribeirão Preto, no norte do estado, o tempo fica bastante instável nessa sexta-feira, com condições de chuva a qualquer hora e há risco de chuva forte e volumosa.

 

Veja a chuva sobre a Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP

 

Na Grande São Paulo e nas demais áreas litorâneas a sexta-feira começa com chuva, mas que ao longo do dia vai parando e ocorrem aberturas de sol especialmente à tarde, que será com sensação de calor.

Nas demais áreas do interior faz sol desde cedo, mas nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite.

 

Alerta contra dengue, chikungunya e zika aumenta com a chegada do verão

 

Fim de semana

Para o fim de semana, a previsão é de diminuição das áreas de instabilidade sobre São Paulo. A nebulosidade diminui no litoral, na Grande São Paulo e no interior e todas as áreas terão mais sol. Mas as pancadas de chuva voltam a ocorrer no fim da tarde e em parte da noite. Há condições para pancadas de chuva em todo o estado, mas que não devem cair em tantas áreas como nos últimos dois dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%